São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras "abandona" Paulista

Clube tenta ignorar polêmicas e decisão do Estadual para encarar o Sport, hoje, pela Copa do Brasil

Luxemburgo escala titulares para partida do torneio que leva à Taça Libertadores, mas que até agora ficou relegado ao segundo plano

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Há pelo menos duas semanas, não se fala em outra coisa no Palmeiras que não seja o Paulista-2008. Às vésperas de decidir o título com a Ponte Preta, porém, o time depara-se com as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Nem que seja por uma noite, a equipe terá de esquecer a taça do Estadual.
"A gente está focado também na Copa do Brasil. Temos um adversário, que foi campeão pernambucano, antes de pegar a Ponte", disse o atacante Kléber, referindo-se ao Sport, rival que ele desafia hoje, às 21h30, no Parque Antarctica.
Difícil é, em uma final de Paulista depois de quase nove anos -a última foi contra o Corinthians, em 1999-, concentrar-se em outra competição. Mesmo que a Copa do Brasil, em termos práticos, seja mais interessante por garantir ao campeão vaga na Libertadores.
"Já foi virada a chave. Temos o objetivo de ir para a final da Copa do Brasil também. No Paulista, já conseguimos", disse o lateral-esquerdo Leandro.
Não que o time esteja preocupado com apenas um campeonato. Mas muito da culpa pela equipe estar tão focada no Estadual deve-se à seqüência de acontecimentos que marcaram o clube nos últimos dias. Todos eles, é claro, relacionados ao Campeonato Paulista.
Sem contar que, para um clube que não ganha títulos da elite desde 1999 (Libertadores), a proximidade da taça na competição regional faz a diferença.
O triunfo no Paulista, se obtido, virá antes das possíveis quartas-de-final da Copa do Brasil (marcadas para os dias 7 e 14 de maio), pois o último jogo do Estadual será no dia 4.
Mesmo assim, o elenco mantém o discurso sobre a importância de estar bem em ambas as competições.
"Já pensou chegar à final do Paulista e perder? Já vão cair matando", afirmou Leandro, sobre a hipótese de priorizar somente o Estadual.
Tanto que o técnico Vanderlei Luxemburgo vai escalar o time completo. O treinador, aliás, é referência para a equipe com a fama de papa-títulos.
"O Vanderlei sempre conversa com a gente. Em outro clube [no Cruzeiro, em 2003], ele ganhou três campeonatos no mesmo ano [Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro]", afirmou o meia Diego Souza.
"Nosso elenco é muito forte. E sabe da importância das duas competições", completou o camisa 7 do time alviverde.
Outra meta do Palmeiras é não sofrer gols no jogo de ida. Ao contrário do Paulista, os tentos fora de casa contam no critério de desempate ao final de cada mata-mata. "Na Copa do Brasil, não dá para sofrer gols em casa. Todo cuidado é pouco", disse o lateral Leandro.


NA TV - Palmeiras x Sport
Sportv, ao vivo, às 21h30


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Jogo rasteiro
Próximo Texto: Memória: Rival venceu duas vezes no ano passado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.