São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAGEM REGRESSIVA

48 DIAS

Empresas de segurança vão faturar no Mundial

Setor se aproveita da reputação ruim do país

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Enquanto os setores de hotelaria, aviação e restaurantes revisam para baixo o lucro esperado com a vinda de estrangeiros para a África do Sul, um ramo prevê faturar cada vez mais. Empresas de segurança privada devem ter ganhos recordes aproveitando-se da merecida reputação da sede da Copa de ser um dos lugares mais violentos do mundo.
Tommy Meiring, diretor- -executivo da Legosec, calcula faturar 250% mais do que num mês normal, oferecendo guarda-costas e escolta armada. "Estou perto da minha capacidade máxima e espero muito movimento, começando duas semanas antes."
Seus clientes, diz ele, são na maioria europeus. Cada um pagará até R$ 900 por dia para ter segurança. "O pacote inclui desde buscar o cliente no aeroporto até levá-lo ao hotel e acompanhá-lo a estádios, restaurantes e safáris."
As últimas estatísticas policiais mostram taxa de homicídio de 38 pessoas por 100 mil habitantes, semelhante à do Rio. Mas, em algumas áreas do centro de Johannesburgo, o índice pode triplicar.
"Com os altos índices de criminalidade e o aumento de visitantes, é provável que muitos deles serão vítimas de incidentes criminais na Copa", afirma Gavriel Schneider, da Dynamic Alternatives, outra empresa do ramo.
Seus preços são mais salgados: até R$ 2.000 por um segurança armado. "Estamos com praticamente todos os seguranças reservados."
A polícia sul-africana afirma que tem capacidade para lidar com o afluxo de estrangeiros, hoje estimado entre 250 mil e 350 mil pessoas.
Anteontem, o comissário nacional da polícia, Bheki Cele, anunciou que haverá 44 mil policiais só para fazer a segurança da Copa, um aumento de 7% sobre o que havia sido anunciado antes.

Wags
QUEM SÃO Wives and girlfriends (em inglês, mulheres e namoradas) dos jogadores da Inglaterra
ONDE ENCONTRAR Nas tribunas dos estádios, sempre bem vestidas e maquiadas, ou em shoppings e bares das cidades em que a seleção estiver
PRINCIPAL ADVERSÁRIO Fabio Capello, técnico do English Team, que já decretou que as wags terão direito a apenas uma visita semanal durante a Copa
TIME PRINCIPAL Rainha das wags, Victoria Beckham já alugou um flat na Cidade do Cabo mesmo com o marido cortado por lesão. Coleen Rooney (Wayne Rooney), Carly Zucker (Joe Cole) e Melanie Slade (Theo Walcott) fazem parte do time titular. Cheryl Cole, que se divorcia de Ashley Cole, é o desfalque do time das beldades

COPEIRAS

FOGO AMIGO
As próprias empresas de segurança fazem questão de colocar em dúvida a capacidade da polícia local em comunicado dirigido a clientes. A Dynamic Alternatives questiona a eficácia dos 44 mil policiais que farão a proteção da torcida. Também se recomenda evitar andar pelos centros e não confiar no GPS, já que as ruas mudam de nome com frequência.

SEM LAUDO
O hotel em que a seleção da Alemanha ficará hospedada, o Velmore, perto de Pretória, não tem ainda sua documentação regulamentada. Apesar disso, a Alemanha não deve mudar sua "casa" para a Copa-2010.

ABC DA ÁFRICA
Laduma
Equivale ao grito de gol. De origem zulu, a palavra significa literalmente "troveja". A expressão foi popularizada por um narrador zulu da televisão sul-africana que gritava "laduma" em vez do grito prolongado de gol, mais comum em países de língua latina.

EM NÚMEROS
350
metros é a extensão do arco que atravessa o estádio Moses Mabhida. É possível fazer o passeio de teleférico e parar no mirante, 106 metros acima do gramado



Texto Anterior: Aqui, não: Plano para preparação causa protesto no Zimbábue
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.