São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacaembu e Vila Belmiro assistem a goleadas de visitantes, que reagem no Brasileiro "doméstico"

Mandantes caem, Santos e Corinthians despencam

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians foi humilhado em pleno Pacaembu pelo Atlético-PR, que marcou cinco vezes em Fábio Costa. Torcedores invadiram o gramado, protestaram na arquibancada, esperaram o time na saída do estádio e deixaram o técnico Oswaldo de Oliveira em situação delicada.
O Santos saiu do campo da Vila Belmiro goleado pelo Palmeiras por 4 a 0. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que deixara no banco três dos principais jogadores do time, vai agora ter que reverter o baixo-astral para o mata-mata da Libertadores, na quinta.
Os vexames domésticos de Corinthians e Santos foram os exemplos extremos da primeira das sete rodadas do Campeonato Brasileiro em que os visitantes não levaram a pior nos duelos contra os mandantes.
No final de semana que levou o Criciúma ao cume, antes ocupado pelo São Paulo, o torneio teve o recorde de derrotas dos mandantes. Nos 11 jogos confrontando times de cidades diferentes, cinco terminaram com o triunfo de quem jogava fora -os anfitriões acumularam cinco vitórias e houve um empate. Até na partida restante, o Fla x Flu, o mandante se deu mal: o Flamengo deixou o Maracanã derrotado por 2 a 1 .
Foram em São Paulo, porém, os resultados mais surpreendentes.
Com técnico interino e jogando na Vila Belmiro, o Palmeiras não deu chances para o Santos. Em sua primeira partida no comando palmeirense, Wilson Coimbra fez Luxemburgo amargar sua segunda derrota pelo time santista neste campeonato -em seu novo emprego, o técnico que mais ganhou títulos de Brasileiro ainda não venceu no Nacional.
Já os 5.790 pagantes que estiveram ontem no Pacaembu viram o Atlético-PR interromper a recuperação do Corinthians no Brasileiro. Após ser eliminado da Copa do Brasil, o time está agora a só dois pontos da zona de rebaixamento à Série B.
Atlético-MG, Grêmio e Ponte Preta foram outros visitantes vencedores da jornada -bateram, respectivamente, Coritiba, Paysandu e Paraná.
Nas seis rodadas iniciais, aconteceram só 11 vitórias de quem jogava na condição de visitante. Essa marca representa apenas 15% do total de jogos até então. No ano passado, quando o Brasileiro foi disputado pela primeira vez no sistema de pontos corridos, em que ganhar fora é essencial, 20% dos confrontos terminaram com vitória dos forasteiros.
Para buscar a liderança, o Criciúma, o segundo time catarinense a ter esse status (o Figueirense foi o primeiro) e o quinto de forma geral, venceu o Vitória por 2 a 0 e foi beneficiado pela primeira derrota do São Paulo na competição, que agora não tem mais nenhuma equipe invicta.
Como o Criciúma, outras quatro equipes têm 14 pontos, e o time de Santa Catarina só leva vantagem pelo saldo de gols.
No Mineirão, na estréia de Emerson Leão como treinador do Cruzeiro, o time do Morumbi foi superado pelo atual campeão, que venceu por 2 a 1 e subiu para o segundo lugar -o São Paulo caiu para terceiro.
Quem continua na zona de rebaixamento são Botafogo e Flamengo, que seguem sem vencer. Além deles, figuram também entre os últimos do Brasileiro o Paysandu e o Guarani -este último empatado em pontos com outro carioca, o Vasco.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Brasileiros levam taça nas 7 principais ligas européias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.