São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mourinho já age pelo Real Madrid

Campeão com a Inter deve mudar de clube até quarta

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

O técnico José Mourinho, 47, acordou ontem livre da Inter e da Itália e deve ser oficializado como treinador do Real Madrid até quarta-feira.
A expectativa é que ele seja apresentado no clube já na sexta-feira, pois quer preparar o mais rapidamente possível a próxima temporada.
Como cobra um preço muito alto, na verdade Mourinho nem tinha muitas opções de trabalho, uma vez que não demonstra ainda vontade de comandar uma seleção.
O português custa 10 milhões por ano, o que equivale a pouco mais de R$ 23,5 milhões, fora os ganhos com publicidade e os com a exposição de sua imagem. Desse modo, quase nenhum clube tem condição de bancá-lo.
Desesperado para voltar a ser protagonista no futebol mundial, o Real quer gastar menos com atletas na temporada 2010/2011, apostando na comissão técnica mais badalada da atualidade.
"O Real Madrid foi o único clube que mostrou interesse em mim", falou Mourinho ao diário espanhol "Marca", que leva a fama de ser muito próximo do time merengue e que "ganhou" uma entrevista exclusiva do treinador.
Mourinho já tem algumas questões importantes para resolver no Real, o que faz com que seu acerto com o time galáctico tenha sido acelerado nas últimas horas, mesmo em meio à final da Copa dos Campeões, na qual ele tirou a Inter de um jejum de 45 anos sem título do principal interclubes europeu.
Maicon ainda tem contrato com a Inter e sua contratação, que era dada como certa pelo Real, não será tão fácil como se imaginava. E Mourinho praticamente exige o lateral brasileiro no plantel.
Alguns outros nomes, como Lampard (Chelsea), David Silva (Valencia) e Miguel Veloso (Sporting), estão sendo especulados no possível Real de Mourinho. Guti está de saída, e Raúl, outro velho ídolo do clube, também.

FACILITADOR
O título continental da Inter era algo que a cúpula do Real desejava, pois isso era visto como um facilitador para a aquisição do técnico.
Parte da verba pode sair de cláusula do contrato de Sneijder com o time italiano. Se o meia fosse campeão europeu, 3 milhões iriam para o clube espanhol.
Esse valor deve abater o custo da mudança de Mourinho de Milão para Madri, algo que chegaria a 8 milhões (cerca de R$ 18,8 milhões).
Até pela crise financeira pela qual passam a Espanha e outros países europeus, o time galáctico também quer torrar menos dinheiro.
Há ainda o fato de muitos jogadores de bom nível estarem agora em seleções, concentrados para a Copa do Mundo, o que pode dificultar ou atrasar contratações.

PRÉ-TEMPORADA
Não está definido o local em que o Real fará sua próxima pré-temporada. Mourinho, que costura um contrato por quatro anos com o time merengue, é quem deverá definir isso, já nesta semana.
Ele tem bom contato com Florentino Pérez, presidente do Real, que tratou de felicitá-lo bastante após os 2 a 0 no Bayern de Munique, no estádio Santiago Bernabéu.
E o português teria dado ao dirigente opções de locais para treinar, não se sabe se dentro ou fora da Europa.
Mourinho deverá ganhar bastante com marketing e posará como uma atração quase tão galáctica quanto os craques mais destacados do elenco merengue, como o português Cristiano Ronaldo e o brasileiro Kaká.
"Vou atrás de novos estímulos, novos riscos", disse o treinador, que poderia incluir muito bem em seu discurso novos parceiros, novos jogadores, novos contratos...


Texto Anterior: Após taça, atletas da Inter têm folga extra
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.