São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda joga em clima amistoso

Único grande que se classificou em todas as fases de grupos, time pega o eliminado Camarões

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A PORT ELIZABETH

Única grande seleção que se classificou em todas as fases de grupos que disputou em Copas, a Holanda encara hoje Camarões, às 15h30 (Brasília), na Cidade do Cabo, em clima de amistoso.
Classificados por antecipação para as oitavas -foram os primeiros que conseguiram vaga matematicamente-, os holandeses já estiveram nove vezes em fases de chaves e foram finalistas duas vezes (1974 e 1978).
São 26 jogos em disputa por grupos de Mundial, apenas duas derrotas e um saldo de mais de 30 gols.
Os sete países campeões mundiais já experimentaram o gosto amargo de sair de um Mundial em fases de grupo.
A Alemanha, porém, caiu na Copa do Mundo de 1978, mas na segunda fase -na ocasião, também disputada na forma de times divididos em chaves na Argentina.
Grandes fracassos nesse tipo de disputa incluem as seleções de Brasil, em 1966, Espanha, em 1998, Argentina, na Copa seguinte, e França, em 2002 e neste ano.
O levantamento da Folha leva em conta seleções com número significativo de participações em Mundiais. Exclui equipes com poucas atuações. São os casos, por exemplo, de País de Gales, Senegal e Ucrânia -todos jogaram só uma edição dos Mundiais cada um e avançaram à etapa de mata-mata.
A Coreia do Norte, que se classificou na primeira fase da Copa da Inglaterra, em 1966, não terá êxito na atual edição. Já a Eslováquia, única estreante deste ano, também pode rodar já na sua primeira chave de Mundial -decide vaga com a Itália.
O mérito holandês em fases de grupo é maior se for levado em conta o fato de que poucas vezes a seleção laranja foi cabeça de chave. Não raramente ela integra "grupos da morte", como foi em 2006, quando ela jogou na primeira fase contra Argentina, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim.

HISTÓRICO DE GOL ÚNICO
Além de o jogo de hoje ser praticamente um amistoso porque Camarões já está eliminado, o histórico do confronto entre as duas equipes não anima muito em termos de gols. Foram dois jogos: um empate (0 a 0) e uma vitória holandesa por 1 a 0.
Apesar desse histórico, o técnico de Camarões, Paul Le Guen, por outro lado, nega que a partida seja um "amistoso". "Estamos encarando [o jogo de hoje] com muito profissionalismo. Temos de respeitar o povo camaronês e a competição em si."
"Encaro o jogo com muita seriedade porque [será] nesta partida que a equipe precisará mostrar o que aprendeu. É a oportunidade para aperfeiçoamento", falou o técnico holandês, Bert van Marwijk.
Estrela do time, o atacante Robben não deve começar jogando hoje por não estar ainda 100% pronto, segundo o treinador. Van Marwijk não tem pressa da volta do atleta porque tem várias opções para compor o setor.


Texto Anterior: José Simão: "A Mulher Jabulani!"
Próximo Texto: Retorno de Robben deve ser adiado de novo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.