São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que não atuava na superfície desde janeiro, derrota 113º do ranking em partida disputada em Los Angeles

Guga vence no retorno às quadras duras

DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu retorno às quadras duras, Gustavo Kuerten venceu ontem o suíço George Bastl por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6), em sua estréia no Torneio de Los Angeles.
Foi a primeira vez após a artroscopia no quadril direito, em fevereiro, que Guga disputou uma partida oficial na superfície.
"Estou realmente feliz com a vitória e um pouco surpreso com a maneira como joguei bem", afirmou Kuerten após a partida de ontem. "Saquei bem, devolvi bem e variei bastante o jogo."
A última vez que ele havia atuado em quadra dura foi em janeiro, durante o Aberto da Austrália.
O Torneio de Los Angeles é o primeiro de uma série de cinco em quadras duras que Kuerten disputará nas próximas semanas.
O brasileiro havia dito que essa fase de jogos em quadras duras será importante porque ele poderá ver como seu corpo vai reagir.
Desde que voltou a competir, em abril, Guga só havia atuado no saibro, superfície que exige menos velocidade e força.
Além de servir como um teste físico, esse período de torneios em quadras duras representa um grande desafio para o brasileiro em termos de ranking.
Como teve bom desempenho nessas disputas no ano passado, Kuerten tem 1.075 pontos a defender até o início de setembro.
A vitória sobre Bastl valeu 15 pontos, mas, como chegou às semifinais em 2001, o brasileiro, que ocupa a 19ª colocação no ranking de entradas, defende 75 de seus 1.530 pontos em Los Angeles.
Ontem, contra um adversário que acumula somente duas vitórias na temporada, precisou disputar o qualifying e ocupa a 113ª colocação no ranking, Guga teve uma partida disputada.
O primeiro set foi definido no 12º game, quando o brasileiro quebrou o serviço do rival.
Os tenistas confirmaram todos seus saques no segundo set, que acabou definido no tie-break, que avançou até 9 a 7.
Na semana passada, no saibro de Stuttgart, Kuerten já havia tido problemas em desempates.
O brasileiro foi eliminado pelo alemão Lars Burgsmuller, ao perder dois tie-breaks, sendo que o primeiro ele chegou a estar com a vantagem de 5 a 3.
"Eu merecia vencer o segundo set e fiquei feliz por não ter ido para o terceiro. Fazia mais de seis meses que não jogava na quadra rápida e parece que não tenho mais problema de adaptação", afirmou Guga, que teve como espectador o ator Matthew Perry, com quem jogou duplas em evento beneficente anteontem à noite.
Quinto cabeça-de-chave da competição, Guga enfrenta amanhã o britânico Martin Lee.


Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: Número 1, 2 ou 27
Próximo Texto: Britânico, 163º do ranking, é o próximo rival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.