São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro pode cruzar com o bicampeão do Aberto dos EUA já nas oitavas
Rafter estará na chave de Kuerten

DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio da chave do Aberto dos EUA, ontem, confirmou o esperado. Segundo pré-classificado, o tenista brasileiro Gustavo Kuerten não enfrentará os norte-americanos Pete Sampras ou Andre Agassi antes do jogo final.
Em compensação, apontou um eventual encontro (precoce), nas oitavas-de-final, com o australiano Patrick Rafter, 28, bicampeão do evento (1997/98).
Líder da Corrida dos Campeões, Kuerten, 23, enfrentará na primeira rodada um jogador saído do torneio qualificatório -que terminará no sábado. O Aberto dos EUA, último Grand Slam da temporada, começa na segunda.
""Você tem que estar muito concentrado porque esses caras do qualifying vêm com confiança e entram em quadra sem nada a perder", disse Kuerten.
No domingo, contra o russo Marat Safin, o brasileiro estabeleceu mais que um marco na carreira: conquistou o primeiro (de nove) título em quadra rápida, a mesma superfície do Aberto. Não bastasse, o fez em solo americano (em Indianápolis), país que, a despeito de seus dois títulos em Roland Garros ou de sua condição de número um do mundo, não o via com o mesmo respeito que europeus e países latinos.
Ontem, em companhia de seu técnico, Larri Passos, Kuerten treinou pela primeira vez em Flushing Meadows (Nova York), sede do Aberto. Em 1999, ele caiu nas quartas-de-final, derrotado pelo francês Cedric Pioline.
Outros dois brasileiros estão confirmados na chave principal: Fernando Meligeni, que enfrentará o espanhol Juan Carlos Ferrero, cabeça-de-chave número 12, e André Sá, 92º do novo ranking, cujo rival na primeira rodada será o suíço Michel Kratochvil, 107º.
Recordista em títulos de Grand Slam, com 13, Pete Sampras jogará na estréia contra o theco Martin Damm. O norte-americano ocupa o terceiro posto na Corrida dos Campeões, que contabiliza somente os resultados da atual temporada, com 497 pontos. Kuerten lidera com 622 pontos. O título em um Grand Slam vale 200 pontos -chegar à final, 140.
Concorrente mais próximo e a quem Kuerten pode encontrar nas quartas-de-final, o sueco Magnus Norman (533 pontos) fará sua primeira aparição contra o norte-americano Paul Goldstein.
Ao contrário de Kuerten, que estabeleceu esta semana para recuperação física e treinos, Norman está atuando no Torneio de Long Island (EUA).


Texto Anterior: Brasileira supera o improviso tático
Próximo Texto: Meligeni surpreende e avança em Long Island
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.