São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Newey foi sondado
McLaren pode perder projetista para Ferrari


DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do GP da Bélgica, que acontece domingo no circuito de Spa-Francorchamps, a única coisa que está atrapalhando a "tranquilidade" da McLaren é a notícia da eventual transferência de seu projetista, o inglês Adrian Newey, para a rival Ferrari.
Líder do Mundial de Construtores (tem 112 pontos contra 111 da Ferrari) e do Mundial de Pilotos (o finlandês Mika Hakkinen tem 64 pontos, dois a mais que Michael Schumacher, o segundo colocado), a McLaren vive seu melhor momento na temporada.
Newey, 41, considerado o melhor projetista da F-1 na atualidade, teria recebido uma proposta de US$ 36 milhões por um contrato de três anos com a Ferrari -um salário quatro vezes maior do que o que recebe atualmente na equipe de Ron Dennis.
Seu contrato com a McLaren, que termina no final do ano, ainda não foi renovado.
"É claro que se você faz sucesso na F-1, mais cedo ou mais tarde você vai para a Ferrari. Isso porque todos na F-1 sonham em trabalhar em Maranello (sede da equipe italiana) pelo menos uma vez", disse Newey, questionado há algum tempo sobre a possibilidade de uma transferência.
"Se a Ferrari me fizer uma oferta, por que não aceitar? Eu teria que pensar seriamente sobre isso", completou ele.
Na Williams desde 1990, Newey transferiu-se para a McLaren em 1996 mas só pôde assumir o cargo em agosto do ano seguinte. Como ainda tinha contrato com a escuderia de Frank Williams, o inglês ficou quase um ano parado.
Fez sua estréia na McLaren em 98 e, logo em seu primeiro ano, a escuderia foi campeã do Mundial de Pilotos (com Mika Hakkinen) e do Mundial de Construtores, encerrando um jejum de oito anos sem conquistar títulos.
Newey foi o responsável pelo projeto de seis dos últimos oito carros campeões de pilotos na categoria . Foram dele os desenhos dos Williams de 92, 93, 96 e 97 e dos McLaren de 98 e 99.


Texto Anterior: Meligeni surpreende e avança em Long Island
Próximo Texto: Definição de Salo deve agitar F-1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.