São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Per ricordare

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Bati palmas e fui recebido por um anão que se apresentou como Golias. Fez sinal para que eu o seguisse. Reparei que Golias usava um robe de chambre muito maior do que ele, provavelmente herdado de seu mestre. O anão tropeçou três vezes até chegarmos à sala principal.
- Salve, Zé Cabala, sábio entre os sábios!
- Salve, meu caro foliculário!, disse-me o vidente enquanto vestia um turbante verde-limão.
- Onde está Adamastor, seu antigo assistente?, perguntei-lhe.
- Pediu demissão. Disse que o salário era mais mínimo do que ele. Mas a que devo a honra?
- Os palmeirenses pediram que eu entrevistasse o maior artilheiro da história do clube.
- Ah, o Heitor.
- Esse!
- Já vou avisando que ele fala um português meio macarrônico.
- Não tem problema.
- Então vamos lá.
Zé Cabala pôs as mãos no turbante e começou a se contorcer na cadeira. Passou a dançar uma tarantela e me saudou falando mais alto do que de costume:
- Buon giorno, signore. Pode começar a entrevista.
- Obrigado.
- Prego.
- Como?
- Prego é de nada em italiano.
- Bem, o senhor nasceu em...?
- Em São Paulo, em 1898. Família de imigrante, mistura de italiano com espanhol, capisce? O mio nome era Ettore Marcelino Domingues. Io era um ragazzo tranquilo e não pensava em futebó, ma entó fizeram o Palestra. Mama mia, ma como io adorava o Palestra! Quando vi o time per la prima volta, em 1914, io queria giocare, io queria fazere gol.
- E o senhor fez muitos.
- 202! Ma tem gente que diz que io fiz 227. Até oggi io sono o maior artilheiro do Palestra, quer dizer, Palmêra.
- Dizem que o senhor estava no primeiro título do Paulista do Palestra, em 1920, é verdade?
- Ma sim, é vero. Foi no campo da Floresta, o Paulistano era tetracampeó. Noi ganhamo no gioco desempate, due a uno. Foi molto, molto dificile! Naquele giorno distante noi entramo em campo com Primo; Oscar e Bianco; Valle, Picagli e Bertolini; Martinelli, Federici, io, Ministro e Forte.
- E o senhor foi artilheiro dos Paulistas de 1926 e 1928, confere?
- E naquele tempo tinha o Friedenreich, o Feitiço, o Filó e o Araken Patuska. Mama mia, nem sei como io fui il goleadore!
- Quantos anos o senhor jogou pelo Palestra Itália?
- Quindici. Quer dizer 15.
- O senhor também esteve na grande final do Sul-Americano de 1919, quando o Brasil venceu o Uruguai após duas prorrogações de 30 minutos, não é mesmo?
- Veríssimo. Io dei a testada, o goal-keeper rebateu e o Friedenreich marcó. Porca miséria, ninguém aguentava mais giocare!
- O senhor não se acha meio esquecido hoje em dia?
- Ma esto é a vita: unos são os que lavoram i otros são os que ficam famoso. Oggi tutta la gente parla do Lopez, do Leivinha, do César Maluco, até do Tuta... Ma io, que ho fatto mais gol que tutto mundo, ninguém conosci.
- É uma pena...
- Que é, é, perche ricordare é cosa bela! Arrivederci e grazie.
- Prego.
Então paguei Zé Cabala e, quando ia saindo, ainda pude escutar o grande mestre dizer:
- Golias, pede uma pizza pelo telefone. Mezza mussarella, mezza calabresa.

Seleção delicada
Ubiratan José Araújo manda seleção só com nomes femininos: Lara; Zé Maria, Alexandre Rosa, Auecione e Flávio Conceição; Darci, Pauleta (Bordeaux) e Babi (ex-Matonense); Kelly, Turu Flores (ex-River Plate) e Toninho Vanusa. A equipe mandaria seus jogos em Moça Bonita.

Seleção veloz
Leandro Torres Mattera, um desocupado fã de futebol, Indy, F-1 e motovelocidade, montou uma equipe que junta todas as suas paixões: Raul (Boesel); Zé Carlos (Pacce), Émerson (Fittipaldi), Wilson (idem) e Rubens Cardoso (Barrichelo); Alexandre (Barros), Aírton Caíco (Senna), Pedrinho (Paulo Diniz) e Felipe (Giaffone); Búfalo Gil (De Ferran) e Roberto Dinamite (Pupo Moreno). O técnico seria Nelsinho Batista (Piquet), e o hino do time seria cantado por Chrystian (Fittipaldi) e Ralf (Schumacher).

E-mail torero@uol.com.br



Texto Anterior: Vôlei: Seleção derrota time coreano no Grand Prix
Próximo Texto: Panorâmica - Boxe: Popó faz próxima luta na "casa" de rival cubano em preparação para unificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.