UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

O preço da imagem
Depois de ameaçarem uma greve por falta de pagamento, os árbitros agora entraram numa cruzada para receber direito de imagem. Ações cobrando emissoras de TV foram movidas no Rio e em São Paulo pelos sindicatos da categoria. Em breve a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol vai entrar com outra, em nível nacional.

Reclames
O assunto está na pauta do encontro que um grupo de sete árbitros, encabeçado por Márcio Rezende de Freitas e Carlos Eugênio Simon, terá na terça em Brasília com os deputados Gilmar Machado (PT-MG) e Deley (PV-RJ). Eles também reivindicarão o fim da escolha de árbitros mediante sorteios, exigência do Estatuto do Torcedor.

Pito
O presidente do Sindicato dos Árbitros do RJ, Francisco Victor, que estará na reunião, chegou a dizer que, se o sorteio perdurar, os juízes podem fazer greve. Foi repreendido por Rezende, presidente da Anaf. "Ele foi bastante precipitado. Não dá para falar isso antes de conversar com os deputados."

Já vi esse filme
A CBF vai aproveitar a segunda parte da convocação da seleção, na terça, para apresentar seu plano de modernização do futebol, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Exatamente como fez há mais de dois anos. E como repetiu no ano passado.

Samba no Caribe
Os colombianos preparam uma festa com batucada e mulatas para recepcionar a seleção em Barranquilla, onde será disputado o jogo contra a Colômbia pelas eliminatórias. Coincidência ou não, a partida acontece no dia 7 de setembro.

Precaução
O Palmeiras quer se antecipar ao fim do contrato de Marcos, até julho de 2004, e renovar com o goleiro por mais dois anos.

Fogos
A declaração de Lula de apoio a uma lei de incentivo ao esporte soou como música para os ouvidos de Agnelo Queiroz e sua equipe no ministério. A avaliação é que, com a manifestação pública do presidente, a resistência da Receita Federal, maior empecilho para o projeto sair do papel, será minada.

Andamento
Está na Advocacia Geral da União, após passar pela Presidência da República e pelo Congresso, a ação de inconstitucionalidade movida pelo PP contra o Estatuto do Torcedor. Expirou ontem o prazo para que a AGU apresentasse seu parecer ao STF.

Itinerante
Marco Polo del Nero vai na terça à Ribeirão Preto para reunião com clubes da região. Há uma semana fez o mesmo em Bauru. O presidente da FPF diz que quer ter contato direto com dirigentes pelo Estado, prática que lhe causa "fortes emoções".

Óleo e água
Em conversas com as emissoras para vender o Paulista-2004, Del Nero tenta convencer Globo e SBT de que as rivais podem entrar num acordo para ambas transmitirem o torneio.

Em alta
O título da Libertadores fez bem ao Boca Juniors. O clube recebeu 750 mil para jogar dois amistosos na Europa, contra Barcelona (anteontem, 500 mil) e Atlético de Madrid (amanhã, 250 mil). No caso do Barça, a cota se assemelha às recebidas pela seleção brasileira.

A festa não pára
Medalhistas do Pan, como Hugo Hoyama (tênis de mesa), Daniel Hernandes (judô) e atletas do handebol masculino e feminino, serão homenageados amanhã à noite na inauguração do restaurante temático Podium Sports, no hotel Quality Congonhas, em frente ao aeroporto.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do vice-presidente de futebol do Corinthians, Roque Citadini, sobre o COB comemorar o desempenho brasileiro no Pan:
- Não sei por que festejam tanto. Se comparar o que o governo gastou com o que veio de medalha, não há o que celebrar.

CONTRA-ATAQUE

A altura do Brasil

Robério Vieira, mais conhecido como Gata Mansa, morreu na sexta-feira. Cearense, o jornalista desempenhou por mais de uma década a função de assessor de imprensa da CBF nas décadas de 70 e 80 e colecionou histórias engraçadas.
Dizia-se que Gata Mansa falava apenas duas palavras em inglês: Brazil e "press". Certa vez, num amistoso na Dinamarca, só utilizou as duas para solicitar a um policial que permitisse o acesso da imprensa nacional ao gramado. Foi compreendido.
A melhor de Gata Mansa, porém, ocorreu num avião, depois que o comandante do vôo anunciou, após horas de viagem, que a aeronave já sobrevoava o Brasil, "a 11 mil metros de altitude". E Robério disse, de bate-pronto:
- Puxa! Eu sabia que o Brasil era grande, mas nunca imaginei que fosse tão alto.


Próximo Texto: Pan do recorde tem marca de "barnabés"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.