São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

Clube de Daiane já conta com ela como técnica para 2009

Pinheiros revela que pretende renovar o contrato da atleta de 25 anos, mas quer lhe dar nova função

Sexta em Pequim, ginasta, que diz querer presidir a CBG um dia, deve seguir na ativa até a finalíssima da Copa, em Madri, no final do ano

DOS ENVIADOS A PEQUIM

Daiane dos Santos ainda não confirma, mas sua carreira como ginasta deve acabar no final deste ano, na finalíssima da Copa do Mundo, em Madri.
Nem mesmo o clube Pinheiros, patrão de Daiane, conta com ela como atleta para 2009.
A associação paulistana, que contratou a ginasta até dezembro deste ano, disse à Folha que o vínculo deve ser renovado para a próxima temporada. Mas, por meio de sua assessoria de imprensa, ressalvou que "o Pinheiros conta com ela mais como mentora, técnica".
Depois de encerrar sua participação com o sexto lugar na prova do solo nos Jogos de Pequim, a gaúcha de 25 anos reiterou que encerrava ali sua trajetória olímpica. Ela já manifestara que só irá a Londres-2012 como comentarista.
Indagada acerca de seus planos como atleta, Daiane não quis ir além de dezembro.
"Não sei [quando parar]. Até o final do ano, com certeza sigo competindo, porque a gente tem a grande final e eu quero muito estar lá", afirmou.
"Depois [da finalíssima da Copa] eu não sei. Tem que estudar, né? Porque tá difícil. Não saio do sétimo período nunca! Tenho que estudar agora e procurar treinar um pouquinho", disse ela, que cursa faculdade de educação física.
A finalíssima da Copa, que só perde em importância para o Mundial e Olimpíada e reúne os oito mais bem colocados no ranking de cada aparelho, ocorrerá de 12 a 14 de dezembro.
O Pinheiros também tem ciência de que Daiane deseja concluir sua faculdade. E alega que ela o fará em São Paulo.
Após atuar em Pequim, a ginasta foi indagada se pretendia deixar as competições e contestou de forma mais exaltada, chegando a aumentar o tom de voz, com uma evasiva.
"Eu não falei isso. Um passo de cada vez. Vou treinar até o final do ano. Vou fazer tudo o que tenho de fazer até o final do ano. Depois, vou pensar no que vou fazer", respondeu Daiane. "Agora continuo treinando no meu clube, o Pinheiros, e vou continuar treinando até a grande final", afirmou a ginasta, enfatizando que não faz planos a longo prazo.
Daiane ainda comentou a situação da Confederação Brasileira de Ginástica, da qual sairão a presidente Vicélia Florenzano e a supervisora Eliane Martins. "Ela começou do zero e hoje tem uma estrutura maravilhosa. Então agora a gente tem que procurar manter. Tem uma hora que gostaria de ser presidente da CBG", declarou.
"Eu gostaria muito, mas acho que tenho muito que aprender até chegar lá. Antes disso, ainda tenho de saber um pouco mais sobre ginástica, mas não só como ginasta. Tenho de aprender também como treinadora."
E é justamente para exercer as funções de mentora, treinadora e conselheira que o Pinheiros tem interesse em renovar com Daiane para 2009. (EDUARDO OHATA E LUÍS FERRARI)

Texto Anterior: Anfitriã obtém feito inédito no esporte ao dominar pódio
Próximo Texto: Russa vence com melhor nota nas 4 provas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.