São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Australiano leva o título do Mundial de MotoGP

Casey Stoner é só o 6º no GP do Japão, mas garante a taça

DA REPORTAGEM LOCAL

O australiano Casey Stoner conquistou ontem seu primeiro título mundial de MotoGP. O piloto foi o sexto colocado do GP do Japão, disputado no circuito de Motegi, garantindo o troféu da temporada com três corridas de antecipação.
A jornada foi histórica para sua equipe, a Ducati, que conquistou o Mundial de Construtores pela primeira vez desde que voltou à MotoGP, em 2003, após uma ausência de 30 anos.
Para completar a festa, a vitória na prova foi de Loris Capirossi, outro piloto da equipe italiana, que logrou seu primeiro triunfo neste ano. O brasileiro Alexandre Barros, também da Ducati, foi o oitavo colocado.
O campeão festejou muito sua primeira conquista. "Tudo isso é incrível porque não esperava ganhar o título hoje [ontem]. Neste momento tenho uma sensação quase irreal e não encontro palavras para descrever o que estou vivendo."
"Acredito que só amanhã [hoje] é que começarei a assimilar realmente o que aconteceu hoje", acrescentou ele.
A corrida, que teve início com a pista molhada, começou boa para Stoner. Porém o piloto logo perdeu posições, quando o asfalto secou, sendo ultrapassado por seu principal concorrente, o italiano Valentino Rossi, vice-líder da temporada.
"Nesse momento tive dúvida se deveria seguir para os boxes. Foi então que minha equipe me sinalizou para fazê-lo. Fiquei mais tranqüilo com a decisão que haviam tomado", contou.
O espanhol Dani Pedrosa, que havia largado na pole, liderou apenas no início e logo sofreu queda, na 14ª volta. Com isso, ficou mais distante da disputa pelo vice-campeonato (está com 188 pontos).
Com sua posição de ontem, Stoner lidera o campeonato com vantagem de 83 pontos sobre Rossi (297 a 214), inviabilizando uma virada do heptacampeão mundial. O italiano teve problemas com a moto ontem e não passou do 13º lugar.
Com a conquista de Stoner, a Austrália encontra um novo ídolo para substituir Michael Doohan, pentacampeão da categoria entre 1994 e 1998.
Stoner também é o segundo piloto mais jovem da história a conquistar um título da categoria principal do motociclismo. À sua frente, o americano Freddie Spencer, vencedor em 1983 aos 21 anos e 258 dias. O australiano tem 21 anos e 342 dias.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Santos: Luxemburgo pede tabela equilibrada
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.