São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em crise, Honduras pode perder "decisão"

Caos ameaça partida pelas eliminatórias contra os EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise política em Honduras, onde o presidente deposto Manuel Zelaya está abrigado na Embaixada do Brasil, pode mudar o mando de um jogo decisivo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
A agenda da Concacaf, a federação das Américas do Norte e Central, marca a partida do próximo dia 10, entre Honduras e EUA, para San Pedro Sula, onde os hondurenhos jogam habitualmente. O confronto vale pela penúltima rodada da fase final do torneio qualificatório da região -Honduras encerra depois sua participação enfrentando, fora, El Salvador.
Hoje, os norte-americanos lideram com três pontos a mais do que os hondurenhos, que estão na terceira posição -os três primeiros da Concacaf garantem vaga na Copa, e o quarto joga uma repescagem contra o quinto da América do Sul (hoje, essa seleção seria a Argentina).
A situação no país da América Central, onde a polícia já agiu com violência para afastar manifestantes da Embaixada do Brasil, preocupa bastante as autoridades dos EUA.
"Estamos obviamente monitorando a situação de perto e discutindo com Concacaf e Fifa, que irão determinar se o jogo deve mudar de local", declarou ao "The New York Times" Neil Buethe, o porta-voz da federação norte-americana.
Os EUA sugerem que o confronto seja disputado em outro país da América Central. Porém cogitam até que ocorra em seu próprio território, com a justificativa de que o grande número de imigrantes hondurenhos possa impedir uma situação de inversão de mando.
Em outras ocasiões de conflitos, a Fifa mudou o local de jogos pelas eliminatórias.
Uma delas aconteceu recentemente, no ano passado. A entidade marcou para a Alemanha um jogo em que a Geórgia receberia a Irlanda. Na época, a ex-república soviética estava em confronto com a Rússia.
A instabilidade política pode atrapalhar Honduras em um de seus melhores momentos no futebol. Além de estar perto da vaga na Copa do Mundo, que disputou só uma vez, na Espanha, em 1982, o país também está classificado para o Mundial sub-20, que começa hoje, no Egito. O país centro-americano também se classificou para o próximo Mundial sub-17, que será realizado na Nigéria a partir de 24 de outubro.


Texto Anterior: Cascata: CBAT confirma mais 2 flagrados
Próximo Texto: Santos: Emprestado, Domingos já treina na Lusa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.