São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGISLAÇÃO

Europa pode criminalizar o uso de doping

DA REPORTAGEM LOCAL

A Europa estuda tornar crime o uso de doping. A União Européia informou que a medida, caso aprovada, seria aplicada nos 27 países do bloco.
A sugestão será analisada hoje num encontro em Lisboa que também irá discutir a criação de uma agência antidoping européia, algo que desagrada ao COI (Comitê Olímpico Internacional). A entidade conta com a Wada (Agência Mundial Antidoping).
Segundo relatório da União Européia sobre esporte, divulgado em julho, "o comércio de substâncias dopantes ilícitas deve ser tratado da mesma maneira que o comércio de drogas na Europa".
"Somos a favor da criminalização do doping e a punição nos mesmos parâmetros da lei [penal]", afirmou um porta-voz ouvido pela agência Reuters.
Países como a Itália tratam o doping como atividade criminal. Para tornar o uso de substâncias proibidas no esporte algo tido como crime, é necessária a aprovação de todos os 27 governos do bloco.
A União Européia diz ter autonomia para criar regras esportivas no continente, apesar do COI.


Texto Anterior: Time encara vai-e-vem hospitalar
Próximo Texto: Basquete: Pressão faz fiba mudar pré-olímpico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.