São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BBBernardinho

Treinador está no Brasil, mas seus assistentes no México lhe enviam informações a toda hora e vigiam as estrelas da seleção B

MARCEL MERGUIZO
MARIANA LAJOLO

ENVIADOS ESPECIAIS A GUADALAJARA

Bernardinho não está em Guadalajara. Ficou no Brasil, treinando o time principal para buscar a vaga olímpica.
Mas é como se seus olhos e ouvidos estivessem por todos os lados no México. Cada passo da seleção B de vôlei no Pan será seguido por ele.
"Bernardinho está 24 horas on-line. Fala com Rubinho [assistente, que será o treinador nos Jogos], comigo, com Marquinhos [chefe de equipe], com os jogadores a toda hora", disse Chico dos Santos, assistente do técnico.
As informações serão passadas via rádio, telefone e internet. Assim que os treinamentos acabam, Bernardinho entra em contato com os colegas para saber como a equipe está respondendo. É assim quando o time B está na estrada, será assim durante o Pan-Americano.
"Ele pergunta bastante como estão os atletas, do lado emocional", disse Santos.
O time A do Brasil está no CT de Saquarema, no Rio, preparando-se para a Copa do Mundo, em novembro, no Japão. O campeonato distribui três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
O plano inicial era Santos não viajar com a seleção B para disputar o Pan. Mas Bernardinho o enviou para "vigiar" dois de seus principais jogadores no México.
"Eu estou vindo para cá mais com uma função de ficar com os levantadores, Bruno e Murilo. E, como o Gustavo também veio, ele pediu para eu fazer um trabalho em cima dele", declarou Santos.
Bernardinho conta com Bruno e Gustavo para a Copa do Mundo. Santos tem como principal função trabalhar com os dois e passar as informações para o treinador.
O restante da equipe do Pan é formado por atletas que ainda buscam se firmar na equipe principal, como os opostos Wallace Martins e Wallace Souza, o central Éder, o ponta Thiago Alves e o líbero Mário Júnior.
"Ainda não começamos, mas com certeza a partir de amanhã [hoje] vamos nos falar por telefone ou e-mail. Ele sempre está próximo do nosso trabalho quando estamos com a equipe de novos", afirmou Roberley Leonaldo, o Rubinho, assistente de Bernardinho e técnico no Pan.
O Brasil estreia hoje, às 21h (de Brasília), contra o Canadá. A seleção brasileira venceu os Pan-Americanos de 1963, 1983 e 2007.
"Evoluímos bem em alguns detalhes que eram necessários, e o mais importante é que o grupo adquiriu confiança", declarou Bruno.
"Temos um time de qualidade e sabemos que temos condições de buscar esta medalha de ouro", completou.
Para Rubinho, as presenças de Bruno e do campeão olímpico Gustavo serão essenciais para a equipe B.
"Eles são lideranças importantes para o grupo, principalmente para esses jovens", afirmou o treinador.


Texto Anterior: Brasil registra três mortes nas pistas em 2011
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.