São Paulo, domingo, 24 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Time do Morumbi pode chegar ao milésimo ponto

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo pode ultrapassar hoje a barreira dos mil pontos em Campeonatos Brasileiros, feito obtido apenas pelo Atlético-MG.
O time do Morumbi contabiliza 998 pontos em Nacionais desde 1971, quando a competição surgiu.
Neste ano, Atlético-MG, Internacional, Vasco, Palmeiras e São Paulo tinham possibilidades matemáticas e chances reais de chegar a mil pontos. Outros times teriam que ir às finais vencendo todos os jogos para obter a marca histórica.
Porém as campanhas ruins do colorado gaúcho, do alvinegro carioca e do alviverde paulista impediram que esses times conseguissem a honraria -na segunda divisão, o Palmeiras só tem chance de alcançar os mil pontos em 2004.
A campanha do time de Oswaldo de Oliveira, porém, fez o São Paulo já ser o segundo time que mais pontuou em Brasileiros, mesmo tendo boicotado a edição de 1979 (Corinthians e Santos também não jogaram naquele ano por não concordar com o inchaço do torneio).
Neste ano, o São Paulo fez 52 pontos na fase de classificação, igualando assim a sua maior pontuação em um Nacional (1973).
Com uma vitória na Vila Belmiro ou com dois empates nas quartas-de-final alcança os mil pontos e se aproxima do Atlético-MG, que soma 1.014 pontos.
O São Paulo já conseguiu com a campanha deste ano se firmar como o melhor ataque da história do Brasileiro, superando o Vasco -balançou as redes no torneio 1.120 vezes.
As pontuações foram diferenciadas em muitas edições do Nacional. Nos anos 70, por exemplo, em alguns campeonatos havia pontos de bonificação para vitórias por goleada. Na edição de 1988, além de três pontos por vitória, os times ganhavam pontos por vitória na decisão por pênaltis -quando havia empate, havia disputa de pênaltis. Desde 1995, o Brasileiro passou a adotar sistematicamente, como pede a Fifa, três pontos por vitória.
Os 998 pontos do São Paulo incluem os quatro que o time paulista conseguiu em 1999 diante de Botafogo (6 a 1) e Inter (2 a 2). O Tribunal de Justiça Desportiva da CBF havia decretado derrota do São Paulo por 1 a 0 nos dois jogos em uma decisão polêmica, que acabou sendo invalidada pela Justiça comum após ação do Gama. Assim, gols e pontos do São Paulo obtidos em campo valem.


Texto Anterior: Bem-amados e malcriados: Diego e Kaká misturam olé e pontapé
Próximo Texto: Eliminado, Inter contamina duelo no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.