São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crise?

Artilheiro é o objeto de desejo dos times para 09

Sete atletas, autores de 10% dos gols do Brasileiro-08, já trocaram de clube

Mercado valorizado deixa atacantes com diversas opções, chance de maior rendimento e os maiores negócios do final de ano


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem sabe marcar gols, crise econômica não existe.
Artilheiros, especialmente centroavantes, são os principais reforços dos clubes brasileiros para a temporada 2009.
O agora corintiano Ronaldo é o nome mais famoso da lista, mas o grosso dela é mesmo formada por quem se destacou na artilharia do último Brasileiro.
Basta dizer que três dos dez maiores artilheiros do torneio (Washington, Alex Mineiro e Felipe) já têm novo emprego.
E outro, Keirrison, já foi contratado pela Traffic para o Palmeiras, mas sua apresentação pode acontecer apenas em maio, depois do fim de seu contrato com o Coritiba.
O Palmeiras ainda tenta acertar a permanência do também atacante Kléber, que pode ser a contratação mais cara do país para 2009.
Sete jogadores que foram responsáveis por 102 dos 1.033 gols marcados no Nacional-08, ou praticamente 10% do total de toda a artilharia da competição, já trocaram de clube.
E eles puderam escolher entre várias ofertas.
Alex Mineiro era objeto de desejo do Santos, mas acabou no Grêmio, que também desejava o ex-botafoguense Wellington Paulista, artilheiro do último Estadual no Rio, que no fim acertou com o Cruzeiro por três temporadas.
Felipe, 13 gols pelo Náutico no Brasileiro, já tem 30 anos. Mas se aproveitou da disputa travada por clubes como Grêmio, Sport e Goiás (para onde acabou indo) para conseguir um vantajoso salário.
"Chegamos até onde pudemos com o Felipe. Oferecemos um salário de R$ 70 mil, mas o Goiás ofereceu R$ 120 mil e não pudemos cobrir esta proposta" disse o diretor de futebol do Náutico, Ricardo Valois.
Os clubes também estão repatriando atacantes.
Além de Ronaldo, Reinaldo, ex-centroavante de Flamengo e São Paulo, voltou do futebol japonês para defender o Botafogo, onde recebeu a camisa 7.
E, com os melhores goleadores do Brasileiro já contratados, a busca por atacantes agora é maior no exterior.
Estão na lista jogadores como Souza, artilheiro do Brasileiro-06, pelo Goiás, e hoje na Grécia. O Corinthians é um dos clubes interessados nele.
O time do Parque São Jorge também já pensou em Brandão, que está na Ucrânia e também está nos planos do Fluminense, que ainda quer o vascaíno Leandro Amaral.
Meias que se destacaram na artilharia no último Brasileiro também foram valorizados. Cleiton Xavier, autor de 12 gols pelo Figueirense, por exemplo, vai jogar no Palmeiras.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Memória: Ter o goleador não significa título nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.