São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Vasco, Telemig e Suzano registram melhores médias de público do torneio

Times com medalhista têm mais público na Superliga

ERICH BETING
DA REPORTAGEM LOCAL

A geração medalha de ouro do vôlei brasileiro é o maior sucesso de público no país.
Nesta Superliga masculina, os times com maior média de público são aqueles em que atua pelo menos um dos quatro medalhistas de ouro em Barcelona-92 que ainda marcam presença nas quadras do país.
O Vasco foi a equipe que atraiu mais público até agora, quando já foram disputadas 23 rodadas do torneio nacional.
A equipe onde atua o ponta Giovane já levou 23.895 espectadores aos 20 jogos que disputou nesta temporada da Superliga.
O clube carioca, que manda seus jogos na cidade de Três Corações (MG), computa aproximadamente 1.138 torcedores em cada um de seus jogos até agora.
Logo a seguir na preferência da torcida está o atual campeão da Superliga, o Telemig/Minas.
Único invicto da competição -ganhou os 21 jogos que disputou-, o time do levantador Maurício e do meio-de-rede Douglas já levou 19.655 torcedores aos ginásios do país, numa média aproximada de 936 pessoas por jogo.
Esse número supera em quase cem ao da média alcançada pela terceira equipe de melhor público na temporada, o Suzano.
O oposto Marcelo Negrão, quarto medalhista olímpico presente na Superliga, já atuou para 15.785 pessoas durante os 19 jogos do Suzano no torneio. Cada jogo da equipe conta, em média, com a presença de 830 torcedores.
Insuperáveis nas médias gerais de público -quarto colocado, o Bento Gonçalves leva aproximadamente 666 torcedores por jogo-, os três times são também os que mais pessoas tiveram atuando em seus ginásios.
A ordem é mantida. O Vasco é o líder disparado, com 18.588 pessoas presentes nos dez jogos que fez em casa, numa média de quase 1.859 espectadores por partida.
O Minas já contou com a presença de 12.810 torcedores nos 11 jogos que fez no ginásio Pio 12. Para cada partida, um público aproximado de 1.165 pessoas.
Em terceiro está o Suzano, que em nove jogos levou 7.165 espectadores, ou seja, média de 796 torcedores em cada confronto dentro do ginásio Paulo Portela.
A Uneb, de Brasília, ocupa a quarta posição no ranking dos times com melhores médias de público dentro de casa. Em nove atuações no ginásio da Asceb, a equipe foi vista por 7.185 pessoas (média de 773 pessoas por jogo.
A alta média de público da equipe estreante na Superliga tem explicação. Nos confrontos contra Suzano, Vasco e Minas, 4.272 pessoas estiveram presentes, mais da metade dos outros jogos.
A presença maior de público nos jogos contra essas equipes ocorre também com os outros times participantes da Superliga.
Em quase todos os jogos fora de casa, Suzano, Minas e Vasco aumentaram a presença média do público do time anfitrião.
Uma boa explicação para isso é a cultura do vôlei brasileiro, em que as constantes trocas de sede dos times, bem como a extinção de muitos por falta de patrocínio, fez surgir a torcida pelo jogador.
O torcedor brasileiro prefere ir ao ginásio vibrar pelo atelta, pois os clubes, em geral, têm uma vida curta.


Texto Anterior: Definidas as datas das rodadas finais da Sul-Minas
Próximo Texto: Judô: Eleição faz Brasil esquecer tatame
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.