São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na mira, Santos pode jogar sem quarteto de ferro

Comissão técnica estuda poupar Maldonado, Zé Roberto e Cléber Santana, os mais desgastados; Kléber está suspenso

Contra o Marília, jogadores apontam cansaço como o principal rival do time, que enfrenta, em 40 dias, sua 13ª partida da temporada

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Bem no momento em que sua liderança é ameaçada no Paulista-07 -o São Paulo está um ponto atrás-, o Santos pode ficar sem sua espinha dorsal. Motivo: desgaste físico acumulado na maratona de jogos.
No jogo contra o Marília, às 18h10, fora de casa, são candidatos a ficar de fora Maldonado, Cléber Santana e Zé Roberto. O time já não terá o lateral-esquerdo Kléber, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O desgaste dos atletas, assim como o do restante do time, foi identificado pelo preparador físico Antônio Mello. Não é à toa.
Dos 13 jogos na temporada, num intervalo de 40 dias, Maldonado, Zé Roberto e Cléber Santana atuaram em todos. O último só não jogou por 90 minutos em dois duelos, durante período em que ficou no banco.
Maldonado só não jogou três partidas completas, e Zé Roberto, quatro delas. Kléber não atuou apenas em um jogo -nos outros, ele não foi substituído.
"A equipe que joga muito não perde a condição física, mas se desgasta. Qualidades físicas, como velocidade, força e explosão, vão sumindo", explica Mello. "Isso ocorreu contra o São Bento [quando o time foi derrotado]. A equipe estava bem fisicamente, mas sem força para jogar. Foi um alerta."
Agora, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidirá se poupa ou não os atletas. O problema de ficar sem eles pode ser percebido pelos seus números. Dos 29 gols do Santos no ano, esses jogadores são responsáveis, incluindo o ausente Kléber, por 15. Ou seja, 51%.
Na partida em que Cléber Santana e Zé Roberto ficaram fora, contra o Guaratinguetá, Luxemburgo teve de usá-los no segundo tempo para reagir.
"Acho que vencer o cansaço será mais difícil do que o Marília", disse Zé Roberto, no desembarque da Colômbia, após viagem de 17 horas -o time venceu lá pela Libertadores.
O Santos treinou leve nos último dois dias e segue hoje em vôo fretado para Marília. Mas essas medidas podem não ser suficientes. Por isso, Luxemburgo deve poupar jogadores.
"Vai ser um jogo difícil. O Marília quase nunca perde em casa. Além disso, faz muito calor lá nesta época do ano, mas temos de esquecer o cansaço da viagem", falou Cléber Santana.
Se as estrelas santistas ficarem fora, Pedrinho, Rodrigo Tabata e Rodrigo Souto são os candidatos a titulares. "[Poupar] é o caminho para o equilíbrio físico", afirma Mello.


NA TV - Marília x Santos
Sportv, ao vivo, às 18h10



Texto Anterior: Treinador diz que não joga a toalha
Próximo Texto: Inglaterra: Chelsea e Arsenal decidem copa hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.