São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo joga pela Taça dos Invictos

Caso não perca do Bragantino no Morumbi, time supera a marca de jogos sem perder que lhe rendeu o troféu em 2005

Há cinco meses sem derrota, equipe de Muricy ganharia de si mesmo o tradicional troféu pelas regras originais adotadas pela federação


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo pode ganhar hoje no Morumbi seu primeiro troféu em 2007. De si mesmo.
A Taça dos Invictos é a peça em questão. Em 2005, o time do Morumbi ganhou o troféu relançado pela Federação Paulista de Futebol com uma série de 15 jogos sem perder no Estadual. O time pode bater tal marca hoje contra o Bragantino, quando também pode assumir a liderança da disputa -precisa vencer e o Santos tropeçar.
A última derrota são-paulina pelo Paulista foi na 13ª rodada do ano passado (2 a 0 para o São Bento). Na disputa deste ano, a equipe é a única que ainda não foi vencida. São 15 partidas na seqüência, contando as seis últimas rodadas de 2006 e as nove primeiras rodadas de 2007.
Tradicional troféu no futebol paulista, a Taça dos Invictos foi retomada com pompa na gestão do atual presidente da FPF, Marco Polo Del Nero. Pelas regras feitas originalmente, o troféu é de posse transitória e ficará em definitivo com o clube que o conquistar três vezes, de forma seguida ou alternada.
Toda vez que um time ultrapassa o número de partidas sem derrota do detentor da taça, ela muda então de dono (ou é conquistada de novo pelo clube que a estiver possuindo). As séries invictas são contadas no campeonato seguinte.
O Bragantino, que tenta derrubar uma invencibilidade são-paulina que completou cinco meses ontem, está na briga pela taça, pois não perde há seis rodadas no Estadual. Outro forte concorrente é o Paulista, que não é batido há oito rodadas.
Santos e Corinthians vêm de derrota no Estadual. Não podem mais tomar a taça neste ano. O Palmeiras precisaria ficar invicto até o segundo jogo da final e torcer para o São Paulo perder hoje para ter chance de ficar com o troféu neste ano.
""Não me prendo a estatísticas, tabus, recordes, essas coisas. Mas a gente sabe que o São Paulo perde pouco", afirmou o treinador Muricy Ramalho.
O São Paulo perdeu pela última vez no dia 24 de setembro (3 a 1 para o Palmeiras). A invencibilidade atual da equipe, pelos critérios do ""Almanaque do São Paulo", é de 28 partidas -23 jogos oficiais e cinco amistosos na Índia, em que o time atuou com jogadores profissionais, devidamente uniformizados, em partidas com árbitro.
A maior série invicta do São Paulo aconteceu entre 1974 e 1975 -são 47 jogos, contando dois amistosos e seis partidas por torneios não-oficiais. Portanto, pelo mesmo critério, a invencibilidade atual já é a segunda maior do clube em toda a história -entre 1943 e 1944, o São Paulo ficou 24 jogos invicto, contando dez amistosos.
""Nossa idéia é ficar o maior tempo possível sem perder", afirma o lateral-esquerdo Jadílson, que será titular mais uma vez. Ele volta após cumprir suspensão, como Aloísio.
Muricy celebra a fase caseira do São Paulo no Paulista [são sete jogos na capital nas dez rodadas finais], mas prevê dificuldades contra o Bragantino. ""O time deles é forte fisicamente e vem mantendo a base. Será um adversário duro, como foi para o Santos e para o Palmeiras."


Texto Anterior: Espanha: Barcelona tenta se reerguer diante de sua torcida
Próximo Texto: Juca Kfouri: E Robinho está roubado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.