São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

E se notas decidissem os torneios


Coluna, inspirada nos desfiles de escolas de samba, decide julgar todas as seleções que já foram à Copa do Mundo


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

PENSE SÓ por um momento como seria se os campeonatos de futebol fossem decididos por notas. Todos os times jogariam e, no final, um grupo de jurados, como nos desfiles de escola de samba, determinariam quem foi o melhor.
Agora pense como ficariam as Copas. Eu pensei, dei minhas notas de 0 a 10 para todas as seleções que já atuaram e as colocarei aqui ao lado, começando hoje, é claro, com 1930 e 1934. O exercício é maluco, mas foi gostoso. Tem ano em que o campeão de fato da Copa teve nota baixa, edição em que seleção badalada perdeu muito ponto na avenida e por aí vai.
Estamos acostumados a ver polêmicas com certa frequência nos esportes e em eventos definidos por notas. A subjetividade aponta para injustiças no boxe, na ginástica, na patinação e outras modalidades, mas, nessa brincadeira de avaliar os times que participaram de Copas, eu me senti um verdadeiro justiceiro.
Números estão muito presentes no futebol, mas nem sempre são justos. Vamos comparar os campeonatos Italiano e Alemão, que disputam acirradamente o posto de terceiro melhor Nacional da Europa e, assim, uma vaga na Copa dos Campeões.
Italiano: 20 clubes, 50% de vitórias dos mandantes, 26% de empates, 2,51 gols por partida em média e 24.777 torcedores por jogo. Bundesliga: 18 clubes, 40% de vitórias dos mandantes, 29% de empates, 2,81 gols por partida em média e 41.824 torcedores por jogo. Na Itália, a líder Inter tem quatro pontos a mais que o segundo colocado (Milan) e 15 a mais que o quinto (Napoli). Na Alemanha, o líder Bayer tem os mesmos pontos que o segundo colocado (Bayern) e dez pontos a mais que o quinto (Borussia Dortmund). O pior time da elite italiana é o Siena, que fez 17 pontos em 25 partidas. O lanterna da Bundesliga é o Hertha Berlin, que tem 15 pontos em 23 jogos.
O artilheiro do calcio tem 18 gols.
O do Alemão, 13. Após tantos números, que nota você daria para os dois campeonatos? A Bundesliga hoje é melhor que a Série A italiana? Os jogos nos interclubes europeus estão colocando o Alemão em vantagem.
Mas ainda dou 8 a 7 para o Italiano.

NOTAS DA COPA-1930
1º Uruguai 9
2º Argentina 7
3º EUA e Iugoslávia 6
5º Brasil e Chile 5
7º França 4
8º Paraguai e Romênia 3
10º México e Peru 1
12º Bélgica e Bolívia 0

NOTAS DA COPA-1934
1º Itália 8
2º Espanha e Tchecoslováquia 7
4º Alemanha e Áustria 6
6º Hungria, Suécia e Suíça 4
9º Argentina, Brasil, Egito, França, Holanda e Romênia 2
15º Bélgica 1
16º Estados Unidos 0

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br



Texto Anterior: Italiano: Pato marca nos acréscimos, e Milan recupera vice-liderança
Próximo Texto: Juca Kfouri: A banalização da morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.