São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jade e Victor conquistam duas pratas em Cottbus

Carioca se torna a mais jovem brasileira a alcançar o pódio

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

A ginástica artística brasileira exibiu o cartão de visitas de seus novos rostos na etapa da Copa do Mundo em Cottbus.
No feminino, Jade Barbosa deu o primeiro passo para se transformar em estrela ao ser tornar a atleta mais jovem do país a figurar no pódio da Copa ao faturar a prata no salto.
No masculino, Victor Rosa passou a ser o primeiro brasileiro, à exceção de Diego Hypólito, a conquistar uma medalha no torneio desde 2005, ao obter a prata na decisão do solo.
"Foi maravilhoso. São atletas que foram premiados pela primeira vez na Copa e nos deixam boas perspectivas para o futuro", afirma Eliane Martins, supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica.
Última a se exibir na final, Jade tirou 14,725 (0,375 a mais do que na primeira fase) e ficou atrás da medalhista olímpica Oksana Chusovitina (ALE), que venceu com 14,762 -a mexicana Elsa Garcia foi bronze.
"O problema é que a nota de partida dos saltos da Oksana tem um ponto a mais do que os da Jade, o que permite falhas. Mas a Jade foi ótima", justificou Eliane.
Agora, com 15 anos, 8 meses e 23 dias, Jade supera a paulista Laís Souza, sua colega na seleção e que foi ao pódio pela primeira vez em 2004, quando tinha 15 anos, 11 meses e 16 dias.
As duas atletas são hoje consideradas as principais sucessoras da geração de Daiane dos Santos e Daniele Hypólito na seleção, que deve ter nova cara após a Olimpíada de Pequim.
Jade ingressou no rol de ginastas do Brasil premiadas na Copa, no qual estão, além de Daiane, Daniele e Laís, Camila Comin e Merly de Jesus.
A medalha de Jade foi a 41ª obtida pelo Brasil no feminino desde 2002. E o pódio de Victor, 20, que é treinado por Renato Araújo, o mentor de Diego Hypólito, foi o 18º do masculino. Na final, o ginasta carioca tirou 15,475 e foi superado somente pelo ucraniano Vadym Kuvakin (15,525).
Jade disputa hoje as finais do solo e da trave.


NA TV - Copa do Mundo em Cottbus Sportv, ao vivo, às 8h45


Texto Anterior: [+]Chiadeira: Amoroso reclama de esquema e pede paciência à torcida
Próximo Texto: Motogp: Rossi experimenta de novo jejum do começo de carreira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.