São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLÉTICO-MG

Em fase ruim, equipe celebra hoje centenário

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O Atlético-MG completa hoje cem anos de fundação. Por lei estadual, promulgada em janeiro, hoje é o "Dia do Atleticano".
O clube convocou a torcida a usar roupas alvinegras e a pôr bandeiras nas janelas. Mas o torcedor está insatisfeito com a má fase da equipe de futebol.
Primeiro campeão brasileiro (1971), o clube não começou bem o ano, após um ensaio de recuperação das fases ruins em 2007, quando voltou à elite do Brasileiro -o auge da crise foi em 2005, com a queda à Série B do Nacional.
Lideradas pela Galoucura, a maior torcida organizada do time, cerca de 200 pessoas foram em passeata, no dia 19, ao clube protestar contra a diretoria.
Dois dias depois, torcedores receberam o time no aeroporto com vaias e gritos de "vergonha" após o empate contra o Nacional-AM pela Copa do Brasil.
Nesse clima, o Atlético voltou a vencer no domingo pelo Mineiro (3 a 0 contra o Tupi). A vitória amenizou as críticas, mas não a insatisfação da torcida.
O presidente do clube, Ziza Valadares, reagiu às pressões de torcedores e conselheiros. "Se entenderem que tenho que sair, vou sair com a cabeça erguida." Ele concorda que o time carece de jogadores, mas lembra as precárias finanças da agremiação. O Atlético tem uma dívida acumulada de mais de R$ 200 milhões. A situação se arrasta há uma década.


Texto Anterior: Tênis: Guga pegará o 52º do mundo em Miami
Próximo Texto: Altas horas: Bares de BH armam vigília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.