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Após 1º GP, Schumacher expõe face de iniciante
Alemão, que ficou 3 anos afastado da F-1, sofre com comportamento do carro
Mais pesados com o fim do reabastecimento e com pneu estreito, monopostos saem mais de frente nas curvas, o que o desagrada
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE
Sete títulos mundiais e outros tantos recordes da F-1 no
currículo, Michael Schumacher tem vivido dias de principiante desde que colocou fim à
sua aposentadoria, depois de
três anos afastado da categoria.
Após o GP do Bahrein, há
duas semanas, no qual se disse
satisfeito em chegar em sexto, o
piloto da Mercedes sabe que cada minuto a mais na pista será
fundamental para se readaptar.
Justamente por isso, um
bom trabalho hoje, nos primeiros treinos livres para o GP da
Austrália, segunda etapa do
Mundial, será importante.
A principal dificuldade que o
alemão encontrou até aqui foi o
fato de os carros atuais saírem
muito de frente nas curvas
-sua preferência sempre foi
por sair de traseira.
Esse comportamento dos
carros acontece, em parte, por
causa do peso que eles têm de
carregar atualmente -com o
fim do reabastecimento durante os GPs para este ano, o tanque de combustível praticamente dobrou de tamanho.
Outro fator que ajuda os carros a saírem mais de frente agora são os pneus. Com o estreitamento dos compostos dianteiros de 270 mm para 245 mm
em 2010, os carros acabam tendo menos aderência na parte
frontal, o que gera uma tendência maior de escapar de frente.
Após sofrer no Bahrein, onde
acabou todas as sessões de treinos, a classificação e a corrida
atrás de Nico Rosberg, seu
companheiro de time, Schumacher pediu à equipe que solucionasse o problema.
"Não podemos construir um
novo carro, mas certamente
podemos trabalhar com esse
modelo em nosso túnel de vento", declarou o heptacampeão.
Os engenheiros da Mercedes
vêm trabalhando para tentar
deixar o W01 mais do jeito de
que Schumacher, 41, gosta e
mexeram, principalmente, na
distribuição de peso do modelo.
Com os testes durante a temporada proibidos, a resposta só
será conhecida a partir dos treinos de hoje, a partir das 22h30.
Mas, apesar de já ter vencido
quatro vezes em Melbourne, o
alemão e seus chefes sabem
que não será fácil obter o quinto triunfo neste final de semana
-a corrida será na madrugada
de domingo, às 3h (de Brasília).
"Agora estamos trabalhando
para diminuir a diferença para
os líderes", declarou Ross
Brawn, chefe da Mercedes.
Para Norbert Haug, diretor
da Mercedes, o W01 ainda não
está pronto para vencer. "Espero uma prova bastante desafiadora para nós. Ainda vamos levar algum tempo para nos aproximar dos líderes."
NA TV - Treinos do GP da Austrália
Sportv 2, às 22h30, e Sportv, às 2h30 de amanhã, ao vivo
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