São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

duro na queda

Final do Paulista testa Corinthians "invencível"

Em 91 jogos oficiais sob o comando de Mano Menezes, equipe só perdeu 10 vezes

Levantamento mostra o caminho utilizado pelos dez clubes que venceram o time dirigido pelo técnico gaúcho desde o início do ano passado

Ayrton Vignola/Folha Imagem
Mano Menezes, que não perdeu com o Corinthians no Paulista

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Mano Menezes dirigiu o Corinthians até agora em 91 partidas oficiais. Só perdeu dez.
O percentual de 11% é fato raro na história do clube alvinegro. Mesmo técnicos famosos em temporadas vitoriosas ficaram bem acima dessa marca.
Na sua primeira passagem pelo clube, em 1998, quando foi vice paulista e campeão brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, que tinha um elenco muito mais estrelado, perdeu 28% dos jogos que valiam pontos.
Em 2002, quando ganhou o Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil, além de ser vice nacional, Carlos Alberto Parreira saiu derrotado em 22% das partidas oficiais com o clube.
Mesmo subtraindo a frágil segunda divisão do Nacional, Mano ainda tem um índice de derrotas menor do que Luxemburgo e Parreira. Somando os jogos pelo Estadual e pela Copa do Brasil, o Corinthians saiu derrotado em apenas 13% dos jogos em que o treinador gaúcho estava no banco.
Comparações que tornam os dez times que ganharam do Corinthians de Mano Menezes um grupo bastante seleto.
A Folha, com a ajuda dos levantamentos do Datafolha, tabulou os números dos confrontos em que o clube foi derrotado com seu atual técnico.
Números que mostram que é preciso ousar nos dribles e também apelar às faltas.
Isso não garante uma fórmula mágica para vencer o Corinthians de Mano, mas dá boas dicas para isso -o Santos só tem chance de ganhar o título paulista, na final que começa amanhã, na Vila Belmiro, às 16h, se derrotar o rival pelo menos uma vez nos dois jogos da decisão. Se novamente ficar sem perder, o Corinthians será o primeiro campeão paulista invicto em quase 40 anos -o último a conseguir a proeza foi o Palmeiras, em 1972.
Se o clube do litoral falhar, o próximo candidato a acabar com a fase invicta corintiana será o Atlético-PR. A CBF divulgou ontem a tabela das oitavas de final da Copa do Brasil, que marca o confronto de ida entre os dois times para a próxima quarta-feira, às 21h50, em Curitiba, na Arena da Baixada.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corinthians perdeu para quem bateu e driblou mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.