São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treino no Bahrein expõe drama dos brasileiros

Com status diferentes, Barrichello, Massa e Nelsinho tentam guinada no Mundial

Enquanto pilotos da Ferrari e da Renault buscam seus primeiros pontos neste ano, vice-líder luta para superar o companheiro na Brawn GP

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SAKHIR

Cada um por um motivo e em posições bem diferentes, os três pilotos brasileiros na F-1 sabem que o GP do Bahrein, amanhã, às 9h (de Brasília), pode ser vital para suas pretensões no resto do Mundial.
O primeiro objetivo de Rubens Barrichello, Felipe Massa e Nelsinho Piquet, no entanto, é obter uma boa colocação no treino de classificação, hoje, às 8h -pelo menos, nesta temporada, quem saiu na pole venceu.
Em melhor situação no campeonato e com mais chances de disputar as primeiras posições do grid, Barrichello precisa de um bom resultado para se manter na disputa pelo título.
Vice-líder, seis pontos atrás de seu companheiro de Brawn GP, o inglês Jenson Button, o brasileiro sabe que não pode deixá-lo escapar na tabela.
Ontem, ficou atrás do inglês nas duas sessões de treinos livres: nono e sexto na primeira e sétimo e quinto na segunda.
"O importante é estar na frente na classificação e no domingo, porque eu preciso de um final de semana tranquilo e sem problemas para poder ir para cima dele", disse Barrichello, que se queixou de problemas nos freios de seu BGP 001.
Já a situação de Massa, que ainda não saiu do zero neste Mundial, é bem diferente. Marcar pontos no Bahrein virou quase uma questão de honra para o ferrarista, vencedor da prova nos últimos dois anos.
"Tenho que pensar que aqui as coisas vão ser diferentes, mas temos que melhorar o carro", afirmou Massa, que, ontem, ficou em oitavo e 16º.
"Usamos o Kers e, certamente, se estivesse sem ele, teria sido mais lento. Faltam equilíbrio e carga aerodinâmica no carro, mas sabemos que, para a próxima corrida, temos muito a evoluir", completou o piloto da Ferrari, que justificou as posições de ontem dizendo que estava com muito combustível.
Mas, do trio brasileiro, quem se encontra em situação mais delicada é Nelsinho, cujo melhor resultado em 2009 foi o 13º lugar na Malásia. Sem pontuar desde o GP da China, em 2008, ele já começa a ter sua posição na Renault questionada. Um bom desempenho é questão de sobrevivência.
"Quando vem um resultado ruim atrás do outro, você acaba entrando num buraco", explicou ele. "Assim como você vai afundando, você só sai do buraco aos poucos e melhora sua confiança", disse Nelsinho, que, apesar de ter ganhado uma versão genérica do difusor duplo, não ficou de todo satisfeito com a performance do carro.
"Quero marcar pontos logo e quero que este fim de semana aconteça para eu ver onde vou estar na corrida, que deve ser em condições normais", falou.
"Tenho certeza de que aqui no Bahrein vou andar bem . Terminar com pontos seria metade do caminho andado para encontrar sossego de novo."



NA TV - Treino de classificação ° do GP do Bahrein Globo, ao vivo, às 8h


Texto Anterior: Futebol: Seleção feminina enfrenta a Suécia
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.