São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Neymar faz metas para conquistar o mundo

Pai de "Juninho" paga prêmios a cada etapa conquistada pelo filho no futebol

Chegar à seleção brasileira é a próxima tarefa na lista do atacante santista, que ouve em casa que pensar na Europa ainda é prematuro

DO ENVIADO A SANTOS

Virar titular, artilheiro e ídolo do Santos não fez com que as coisas mudassem muito na casa de Neymar da Silva Santos, pai do "Juninho", como é chamado o atacante de 18 anos entre parentes e amigos.
A carreira do craque, bem como sua vida pessoal, continua sendo controlada por Neymar pai, que também foi jogador profissional. Para ver o progresso do filho, ele estipulou um programa de metas, com objetivos a serem alcançados e recompensas para o garoto.
De meta em meta, Neymar quer conquistar o mundo.
Quando marcou seu primeiro gol como profissional, passou a ter mais acesso ao próprio dinheiro, que é todo administrado pelo chefe da família. "O Neymar nem sabe quanto ganha", disse o pai, que ainda exige a prestação das contas de todos os gastos do filho.
Pela titularidade e pela artilharia neste Estadual, ganhou o direito de escolher e comprar um carro novo. A próxima meta é o título do Campeonato Paulista. O prêmio? A definir.
"A cada coisa que ele conquista, a gente vai dando mais liberdade. Se eu for colocando tantas metas, daqui a pouco ele vai parecer uma árvore de Natal, pois ele vem conquistando seus objetivos", brinca Neymar pai, que agora permite ao filho chegar um pouco mais tarde quando sai para se divertir.
As últimas metas, diz o garoto Neymar, são bem audaciosas. "Ser eleito o melhor do mundo e jogar uma Copa são meus grandes sonhos e objetivos", declarou ele à Folha.
Tudo o que remete a Neymar é prematuro. Aos 12 anos, ainda no futsal, viu seu futebol exaltado pelo site do Santos. Aos 13, virou modelo no lançamento de uniformes do clube. Naquela época, treinou no Real Madrid e quase ficou na Espanha. Preferiu voltar ao Santos e assinou contrato com a Nike.
A paciência e os ensinamentos, afirma Neymar pai, fizeram com que o filho chegasse melhor e mais consciente à fama. "Não adianta querer apressar as coisas. Você pode pular etapas, mas Deus não pula. Por mais que você faça, a natureza tem seu tempo", disse.
Para o pai, pensar em Europa neste momento seria pular uma destas etapas da vida.
"A gente não é hipócrita. O Neymar sonha em jogar na Europa. Mas ele tem um sonho primeiro, que é uma convocação para a seleção brasileira, jogar pelo país. E tem outro sonho, o de conquistar um título pelo Santos", comentou.
Sondado por Real Madrid e Chelsea, o pai do craque diz desconhecer qualquer proposta. "Eu sou um filtro para o Neymar. E posso dizer que até agora a gente ouviu muito, mas nada de concreto chegou até nós", conta. "Eu falo para ele: "Temos um contrato com o Santos até 2014. Temos uma multa rescisória muito alta, e até agora não apareceu nada oficial. Então não sofra antes da hora"." (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Neymar, 18, põe à prova maturidade no campo e na vida
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.