São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga só vê Neymar-10 de longe

Técnico da seleção foge dos estádios e não assiste a nenhuma partida santista no campo neste ano

Fábio Capello, da Inglaterra, pega avião para estar em dois jogos no mesmo dia, e maioria de treinadores tops da Copa é assídua nas arenas

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos decidiu cobrar até R$ 180 por ingresso para as decisões do Paulista por conta das belas atuações de seus garotos Paulo Henrique Ganso e Neymar. Até este final de semana, o técnico da seleção, Dunga, não quis assisti-los de graça.
Nos meses anteriores à Copa-2010, o treinador sumiu dos estádios brasileiros -antes, sua presença era assídua. Não viu, in loco, nenhum dos 26 jogos santistas nesta temporada.
"Não houve contato [da CBF] para ver jogos. Nem para a final [até quinta-feira]", contou o diretor de futebol do Santos, Paulo Jamelli. "Se o Dunga aparecesse, iríamos saber."
Quando quer assistir a uma partida, o treinador, em geral, pede à equipe da CBF que organize a viagem. Não houve nenhuma requisição em relação a partidas dos santistas, segundo a reportagem apurou. E não há previsão para as finais, a não ser que ele surpreenda.
Quem está próximo do técnico confirma que Dunga não viu o Santos e tem ido muito pouco aos estádios em 2010.
É procedimento contrário do que fazia até o ano passado. Ao assumir a seleção, em 2006, Dunga disse que iria ao máximo de jogos do Brasileiro que pudesse. E ia. Também teve presença em Estaduais.
O treinador assistiu a Neymar pelo menos duas vezes ao vivo em 2009. Foi a uma das finais do Paulista e a um jogo entre Grêmio e Santos, no Sul.
A mudança na atitude tem relação com o discurso do treinador de que já formou seu grupo de confiança. Mas, ressalte- -se, ele continua assistindo a várias partidas pela TV, o que deve incluir o badalado Santos.
Ao se afastar dos estádios, Dunga se diferencia dos técnicos de outras seleções que estarão no Mundial como favoritas.
Fabio Capello, comandante da Inglaterra, chega a pegar um avião para poder ver mais de um jogo no estádio no mesmo dia. Tem assistido às principais partidas da liga inglesa. E a imprensa local fica de olho em suas reações nas partidas.
Maradona, que comanda a Argentina, tem sido visto constantemente em jogos do Estudiantes e do Boca Juniors.
Na Itália, o treinador Marcel-lo Lippi vai a dois ou três jogos por mês. Até gerou polêmica ao visitar treinos de Milan, Juventus e Roma, ignorando Inter de Milão, atual campeã italiana -tem má relação com o técnico português José Mourinho.
E o espanhol Vicente del Bosque até reapareceu no Santiago Bernabéu, de onde foi demitido, para ver Real Madrid x Lyon, pela Copa dos Campeões.
Dunga, se ainda tem algo a mudar, definirá pela televisão.


Texto Anterior: Tostão: Hábitos, rotinas e repetições
Próximo Texto: Revelações: Novatos em mundial tiveram jogo-teste antes da lista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.