São Paulo, sábado, 25 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista exclui Simon da final da Copa

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A YOKOHAMA

Uma lista que circulou ontem pelo Jawoc, o Comitê Organizador do Japão, causou um mal-estar entre a entidade e o Comitê de Arbitragem da Fifa, que acabou adiando para hoje o anúncio da relação de juízes para os jogos das duas primeiras rodadas da Copa.
Segundo a circular do Jawoc, à qual a Folha teve acesso, já estaria definido um quadro de seis árbitros que poderiam apitar a final do torneio, no dia 30 de junho, em Yokohama. Dele não faz parte o gaúcho Carlos Eugênio Simon, 36, o juiz brasileiro na Copa.
Simon envolveu-se em recente polêmica, ao cometer erros que favoreceram o Corinthians diante do Brasiliense-DF em jogo das finais da Copa do Brasil. Ele foi punido pela CBF e está impedido de apitar no Brasil até agosto.
Os nomes cogitados para a final são os dos seis juízes mais elogiados em um artigo sobre a arbitragem da Copa-2002 -assinado por George Cumming, diretor da divisão de desenvolvimento da Fifa- publicado na última edição da revista da entidade.
A lista dos seis árbitros que estariam sendo cotados para apitar a decisão inclui o português Vitor Mello Pereira, 45, o dinamarquês Kim Milton Nielsen, 41, o italiano Pierluigi Collina, 42, o escocês Hugh Dallas, 44, o egípcio Gamal El-Ghandour, 44, e Ali Bujsaim, 41, dos Emirados Árabes Unidos.
Dos seis, segundo a nota em mãos do Jawoc, quem mais se saísse bem até as quartas-de-final seria o indicado -a não ser que a seleção de seu país esteja na decisão. Deles, apenas o representante do Egito e o dos Emirados Árabes não correm tal risco, já que as equipes de seus países não se classificaram para o Mundial.
A circular, primeiro comunicado colocado no Centro Internacional de Imprensa de Yokohama, que havia sido oficialmente aberto ontem pela manhã, foi recolhida menos de cinco minutos depois. Por ordem da Fifa, de acordo com o Jawoc.
Pouco mais tarde, procurados pela Folha, os organizadores japoneses disseram que a lista foi um engano e que todos os 36 árbitros escalados para o Mundial teriam chances de apitar a final.
Coincidentemente ou não, o Comitê de Arbitragem da Fifa, do qual faz parte Ricardo Teixeira, presidente da CBF, decidiu adiar o anúncio da relação de árbitros que apitarão os jogos das duas primeiras rodadas da Copa.
A relação dos juízes das primeiras 32 partidas do Mundial, que sairia às 13h de ontem no Japão -1h da madrugada no Brasil-, agora só deverá ser anunciada às 17h de hoje -5h no Brasil.
A explicação da Fifa é que o Comitê de Arbitragem precisa do aval do Conselho Técnico da Copa, que só se reúne hoje, em Seul.



Texto Anterior: CPI deteriorou relacionamento
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.