São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA NA COPA

As piores oitavas-de-final

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

Segundo o polêmico ranking da Fifa, o atual mata-mata de oitavas-de-final é o pior das últimas quatro Copas.
Desde que a lista foi criada, em 1993, houve uma queda constante na "qualidade" da posição média das seleções envolvidas nas oitavas. Na Copa de 1994, a média da posição dos 16 times no ranking era 13,7. Em 1998, subiu para 17,4; na Ásia-2002, 18,12.
Na Alemanha, a posição média das seleções é o exato 19º lugar -que é atualmente ocupado pelo time anfitrião.
O confronto mais parelho no atual mata-mata, segundo o ranking da Fifa, é Espanha (quinta) e França (oitava). O mais díspar envolve Brasil (primeiro) x Gana (48º).
A adversária da seleção de Parreira é a equipe das oitavas-de-final com a pior posição na lista da entidade.
O único mata-mata que contou com os três primeiros da lista da Fifa foi o de 1994, com Brasil, Alemanha e Suécia, respectivamente.
A equipe com a pior posição do ranking a chegar às oitavas foi a Nigéria (74ª), batida por 4 a 1 pela Dinamarca em 1998.
O ranking contempla a atuação de cada equipe nos últimos oito anos. São levados em conta a relevância, o adversário, o local e o placar de cada jogo. Só os sete melhores resultados entram. Mas os critérios vão mudar, segundo a entidade, que quer considerar os últimos quatro anos, e não mais oito.


Texto Anterior: Time segue roteiro de turbulência interna
Próximo Texto: Juca Kfouri: Alemanha, sensationell
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.