São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda faz sua melhor primeira fase

Vitória sobre Camarões confirma 1º lugar e aproveitamento de 100%

Camarões 1
Eto'o, aos 20min do 2º tempo
Holanda 2
Van Persie, aos 36min do 1º tempo, e Huntelaar, aos 38min do 2º tempo

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO

A Holanda já tinha garantido sua tradição de ir bem na fase de grupos, mas ontem garantiu sua melhor campanha na história das Copas na primeira fase. Ao fazer 2 a 1 em Camarões, avançou às oitavas com 100% de aproveitamento, algo que não conseguira nas fases iniciais em 1974, 78, 90, 94, 98 e 2006.
A equipe do técnico Bert van Marwijk, que agora vai enfrentar a Eslováquia ostentando invencibilidade de 22 partidas, manteve seu estilo pragmático. Anotou apenas cinco gols na competição e ontem a defesa foi vazada pela primeira vez.
O jogo marcou a estreia de Robben, principal astro do time. Ele entrou apenas no segundo tempo, mas foi decisivo ao construir a jogada do gol da vitória, marcado no rebote por Huntelaar.
A abertura do placar ocorreu com Van Persie, aos 36min do primeiro tempo. Seu gol saiu após triangulação com Kuyt e Van der Vaart. No lance, quando Van Persie recebeu na área, Kuyt estava adiantado, e a arbitragem entendeu que ele não participou no fim da jogada.
Van Persie, que atua como centroavante na Holanda, fez ontem sua melhor partida na Copa até agora e ganhou descanso no segundo tempo, dando lugar a Huntelaar.
Camarões fez relativamente um bom jogo, mantendo até mais a posse de bola do que a Holanda, segundo os dados da Fifa (51%). O número de finalizações dos times foi igual (15), mas Camarões outra vez pecou na conclusão -só três dos arremates tiveram o endereço certo.
No segundo tempo, a equipe africana, que já entrou eliminada, conseguiu empatar por meio de um pênalti cometido por Van der Vaart, que levou o braço à bola.
Eto'o, o astro camaronês, bateu bem o pênalti, que poderia dar o primeiro ponto para seu país neste Mundial.
Mas a Holanda voltou a ficar em vantagem. Robben fez uma de suas jogadas características, cortando da direita do ataque para o meio e batendo de canhota. A bola explodiu na trave direita de Souleymanou e, no rebote, encontrou Huntelaar livre.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Vexame à italiana
Próximo Texto: Eto'o reclama de seu técnico, mas sai feliz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.