São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por final da Liga de vôlei, Brasil duela com algoz de 2008

Na semifinal, brasileiros pegam russos, que, no ano passado, impediram país de ir ao pódio pela primeira vez desde 1998

Na vitória de ontem sobre a Argentina, Rodrigão sente dores no ombro e vira única dúvida de Bernardinho para o duelo de hoje em Belgrado

Andrej Isakov/France Presse
Leandro Vissotto ataca contra o bloqueio argentino na Sérvia

DA REPORTAGEM LOCAL

O duelo entre Brasil e Rússia hoje, às 12h30, pela fase semifinal da Liga Mundial de vôlei, será a revanche da decisão do bronze da edição passada, quando a derrota brasileira deixou a seleção fora do pódio, o que não acontecia desde 1998.
A classificação veio após a vitória de ontem contra a Argentina por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/20), em uma hora e 12 minutos. Foi apenas a segunda vez na história que a Argentina chegou tão longe no torneio.
O resultado deixou o Brasil na liderança do Grupo F, à frente de Cuba, que fará a outra semifinal contra a anfitriã Sérvia, vencedora do Grupo E após a vitória diante dos russos, também ontem, por 3 sets a 1.
Ao contrário do jogo contra os cubanos, quando foi responsável por 17 pontos, o bloqueio brasileiro não foi decisivo e fez apenas quatro pontos.
Por outro lado, Giba se recuperou após a apagada estreia na fase final da Liga, disputada em Belgrado, capital da Sérvia.
"Acho que estávamos concentrados em quão perigosos eles são [os argentinos] e jogamos bem, melhor que ontem [anteontem]", analisou o capitão brasileiro, que fez 11 pontos e foi o maior pontuador do jogo, ao lado de Leandro Vissotto.
Thiago Alves, que chamou a atenção contra Cuba ao fazer seis pontos de saque, não jogou ontem. O brasileiro lidera esse quesito nas finais da Liga. Ontem, o melhor sacador da equipe foi Murilo, com três aces.
Bernardinho ganhou um problema para a semifinal de hoje: no final do segundo set, Rodrigão sentiu dores no ombro e é dúvida. O meio de rede pode ser substituído por Sidão.
Brasil e Rússia são velhos conhecidos na Liga. Já disputaram duas decisões. Em 2002, em Belo Horizonte, os russos conseguiram sua única conquista no torneio diante dos brasileiros. O troco veio na edição de 2007, com o título brasileiro na Polônia.
Com o time renovado, Bernardinho busca o oitavo título do Brasil na competição, igualando a marca dos italianos. Campeões em 2008, os EUA, que já estão eliminados.
A outra semifinal reúne sérvios contra cubanos. A última vez que Cuba esteve nesta fase da Liga Mundial foi em 2005, justamente quando as finais foram disputadas em Belgrado.
Os sérvios ainda buscam um título inédito. Estiveram perto duas vezes. Na edição de 2005, quando perderam em casa para o Brasil (ainda como Sérvia e Montenegro), e no ano passado, quando ficaram com novo vice após derrota para a seleção norte-americana.


NA TV - Brasil x Rússia
Sportv, ao vivo, às 12h30




Texto Anterior: De volta: Técnico ensaia time com Paulo Henrique entre titulares
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.