São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pega azarão em seletiva olímpica

Ilhas Virgens são 3º rival do time de basquete nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a obrigação de vencer, a seleção masculina de basquete enfrenta hoje as Ilhas Virgens pelo Pré-Olímpico de Las Vegas. O rival é considerado o mais frágil do Grupo B do torneio. Por isso, uma surpresa desagradável complicará a campanha do time comandado pelo técnico Lula Ferreira.
"A equipe das Ilhas Virgens nos deu muito trabalho no Pan-Americano do Rio e tenho certeza de que será um jogo difícil. Temos que buscar mais uma vitória", comenta Lula, cujo time faria, na madrugada de hoje, sua segunda partida na competição, contra a Venezuela.
Na estréia, na quarta-feira, o Brasil teve dificuldade para derrotar o Canadá por 75 a 67. O time canadense está desfalcado de seu maior nome, o armador Steve Nash, duas vezes MVP (melhor jogador) da NBA.
As Ilhas Virgens ficaram em oitavo e último lugar no Pan. No entanto, dificultaram ao máximo para o Brasil em sua estréia nos Jogos continentais. A seleção venceu por 86 a 81.
"É uma equipe que joga forte fisicamente, com muito contato e tem como ponto forte as jogadas no garrafão", analisa o armador Valtinho, um dos titulares da seleção na estréia.
O time que atua no Pré-Olímpico está reforçado pelo pivô Jaja Richards, que já atuou pelo Franca. "Mas nós também temos o reforço de Leandrinho, Nenê, Tiago Splitter, Alex e Guilherme", pondera Valtinho.
As Ilhas Virgens, porém, estão desfalcadas de seu principal astro, Raja Bell, que atua na NBA no Phoenix, time de Leandrinho. O armador passou por uma artroscopia no joelho direito e não se recuperou a tempo de jogar o Pré-Olímpico.
Sem ele, o país busca apenas evitar vexames. Anteontem, em sua estréia, não conseguiu. As Ilhas Virgens não foram páreo para os EUA e perderam por humilhantes 123 a 59.
A seleção brasileira, por sua vez, tenta voltar à Olimpíada após ficar fora dos Jogos de Sydney-00 e Atenas-04. Sua última participação foi em Atlanta-96, quando Oscar ainda comandava a pontuação do time, que terminou em sexto lugar.
O Pré-Olímpico de Las Vegas classifica duas seleções aos Jogos de Pequim-08. Outros três times garantem o direito de disputar uma repescagem mundial em julho do ano que vem, às vésperas da Olimpíada.


NA TV - Brasil x Ilhas Virgens Bandsports, Sportv 2 e ESPN Brasil, ao vivo, às 19h

Texto Anterior: Hipismo: Baloubet volta a saltar e encara 4 de seus filhos
Próximo Texto: Desertores cubanos viram objeto de desejo na Itália e impulsionam Azzurra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.