São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Colapso faz patrocinadores desaparecerem

DE SÃO PAULO

Se a temporada 2011/12 do Espanhol começasse hoje, metade dos times da primeira divisão estrearia com uniformes sem patrocinadores.
Em tempos de crise econômica, 10 dos 20 clubes da elite da atual campeã mundial não recebem dinheiro para expor marcas nas camisas.
A falta de apoio atinge até mesmo equipes de expressão, como Sevilla, Valencia, Villarreal e Atlético de Madri. E faz os valores despencarem.
A Kia pagava € 11 milhões anuais (R$ 25,5 milhões) para ser a principal patrocinadora do Atlético, terceiro maior vencedor do país. Hoje, o time de Madri ficaria satisfeito se fechasse contrato por um terço do valor.
Segundo o jornal "Marca", as diretorias dos quatro clubes estão dispostas a abrir negociação se receberem propostas de € 3 milhões (R$ 7 milhões) -quase o mesmo que a cota firmada pelo Flamengo para só quatro meses.
Vivendo em um mundo paralelo dentro da Espanha, Barcelona e Real Madrid têm patrocinadores que pagam dez vezes mais que isso.
A soma dos valores que dois clubes ganham anualmente da Qatar Foundation, primeiro patrocinador no uniforme do Barcelona, e do site de apostas Bwin dá € 60 milhões (R$ 140 milhões).
Os outros oito clubes espanhóis que conseguiram apoio para esta temporada recebem bem menos: juntos, conseguem apenas€ 10 milhões (cerca de R$ 23 milhões). (RR)



Texto Anterior: Futebol cai junto com economia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.