São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Canadense critica Samaranch, ex-COI, pela "repressão zero"

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Wada (Agência Mundial Antidoping), Dick Pound, acusou a gestão de Juan Antonio Samaranch no COI (Comitê Olímpico Internacional) de "pôr o doping para baixo do tapete para proteger os interesses da entidade".
"Samaranch não estava preocupado com isso [doping]", disse Pound à agência de notícias Reuters. "Não havia dinheiro para pesquisas, e Samaranch não demonstrava interesse em usar a força do COI contra as federações [das modalidades] para que elas fizessem seu trabalho [de combate ao doping]."
O espanhol assumiu o comitê olímpico em 1980. Seu mandato, até 2001, foi marcado pelas somas vultosas que entraram nos cofres do COI e pela "explosão" comercial dos Jogos Olímpicos. Também foi manchado pelos escândalos de corrupção na escolha de cidades-sedes da competição olímpica.
Jacques Rogge, o belga que sucedeu Samaranch no COI, notabilizou-se pelo combate ao doping em seu mandato.
Pound disse que o caso Festina, em 1998, foi um divisor de águas no combate ao doping. O episódio eclodiu na Volta da França daquele ano, quando a polícia efetuou prisões de integrantes de equipes e atletas e fez buscas em vários hotéis.
Pound afirmou que o caso Festina (equipe de ciclismo) levou à criação da Agência Mundial Antidoping. Segundo ele, a credibilidade do COI e das federações internacionais estava sendo minada.
"Disse a ele [Samaranch]: "Estamos numa posição em que ninguém acredita mais no COI. Ninguém acredita na UCI [a federação internacional de ciclismo]". O que nós precisamos é uma agência completamente independente", contou Pound.
O canadense deixará o comando da Wada no final deste ano. Ele assumiu em 1999.
Samaranch não foi encontrado ontem para comentar as declarações de Pound.


Texto Anterior: Tênis: Nova suspeita recai sobre Davydenko
Próximo Texto: Boxe: Pena estréia com vitória no mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.