São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras perde fôlego na reta final

Se não derrotar o Fluminense, hoje, no Rio, time fechará 31ª rodada fora do G4, grupo que freqüenta há quase 3 meses

Nos últimos quatro duelos equipe levou só metade dos pontos, enquanto os demais rivais pela taça conseguiram desempenho mais animador


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

No momento crucial do Brasileiro, o Palmeiras tem falhado. Sem contar os jogos já realizados da 31ª rodada, que o tiraram do G4, o clube teve nos últimos duelos o pior aproveitamento, ao lado do Grêmio, entre as cinco equipes que lutam diretamente pelo título.
Se não vencer o Fluminense, hoje, a partir das 16h, no Maracanã, o time será o que menos pontos conquistou, dentre os postulantes à taça nacional, nos cinco últimos confrontos.
Como se não bastasse a pressão pelas últimas derrapadas, o clube alviverde jogará pelo seu retorno ao grupo dos quatro primeiros do torneio que garantirão vaga à Libertadores.
Desde que ingressou no seleto "nicho", após a 17ª partida, no dia 3 de agosto, a equipe não ficou mais nenhuma vez fora dele. Das 30 rodadas que disputou até aqui, o Palmeiras terminou 17 delas dentro do G4.
A fase descendente dos palmeirenses teve início no dia 28 de setembro, no empate sem gols com o Náutico no Recife.
Depois da vitória em casa por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, na partida seguinte, vieram outros dois empates: 0 a 0 com o Figueirense e 2 a 2 no clássico contra o São Paulo.
De 12 pontos disputados, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo ficou com metade.
O Grêmio, que lidera o Nacional, somou o mesmo número de pontos, apesar de ter sofrido duas derrotas. Mas, com a vitória sobre o Sport (1 a 0), anteontem, no Olímpico, já pela 31ª rodada, os gaúchos somaram nove pontos, de 15 possíveis, aumentando sua média de aproveitamento para 60%.
O São Paulo, atual vice-líder, foi quem se deu melhor no período. Tinha obtido dez pontos nas quatro partidas anteriores (83,3%). Como também venceu seu último compromisso -2 a 1 no Vitória-, viu sua média crescer para mais de 86%.
Cruzeiro e Flamengo, terceiro e quarto colocados na tabela, tiveram o mesmo desempenho e encerraram a quadra de jogos da 27ª à 30ª rodada com nove pontos conquistados (75%).
Os cariocas cumpriram sua parte e, com a goleada diante do Coritiba (5 a 0), fecharam o ciclo de cinco compromissos com 12 pontos conquistados (aproveitamento de 80%).
Os mineiros terão a chance de fazer o mesmo caso saiam vitoriosos do jogo contra o Atlético-PR, hoje, em Curitiba. Na pior das hipóteses, igualarão o retrospecto gremista e completarão os cinco duelos com nove pontos garantidos (60%).
"O campeonato está desenhado. Será decidido nas últimas rodadas com as equipes que vencerem fora de casa", afirmou Luxemburgo.
Nesse aspecto, o Brasileiro segue bastante equilibrado.
Como mandante, apenas o Flamengo destoa de seus concorrentes. Antes da 31ª rodada, o rubro-negro tinha 64% dos pontos conquistados em seus domínios, contra 80% do Grêmio, 78% do Cruzeiro, 84% do Palmeiras e 80% do São Paulo.
Fora de casa, porém, os cariocas seguem melhores (51%), seguidos por Grêmio e Cruzeiro (ambos com 44%) e Palmeiras e São Paulo (38% cada um).


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Inimigos íntimos
Próximo Texto: Choque-Rei deixa equipe com seqüelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.