São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Capitão", 35, se despede da seleção

DO ENVIADO A UBERLÂNDIA

Quando os árbitros levantaram as bandeiras brancas, decretando a vitória de Leonardo Leite sobre Mário Sabino na luta decisiva, a seleção deixou de contar com seu atleta-enciclopédia.
Famoso por conhecer um grande número de judocas do circuito internacional -e de todas as categorias, masculinas e femininas-, Sabino, 35, encerrou ontem sua participação na equipe nacional. Como atleta.
Veteranos dos Jogos de Sydney e Atenas, o medalhista de bronze no Mundial de Osaka-2003 diz que fechou o ciclo na seleção. Agora, almeja o Mundial Militar de 2008, antes de encerrar o ciclo como judoca internacional.
"Vou continuar competindo por meu clube e quero ajudar o judô no que puder. Pretendo participar dos treinos para Pequim com o Léo Leite e com o Luciano Corrêa [titular da seleção]. Depois, posso seguir os passos do Henrique Guimarães [ex-judoca, hoje treinador da seleção júnior] e ajudar na comissão técnica, se houver a oportunidade", disse o meio-pesado, que pode repetir a trajetória de um de seus rivais, Nicolas Gill, hoje técnico do Canadá.
Segundo sua avaliação, o que pesou para a desclassificação não foi a parte física. "Trabalho o físico constantemente no quartel e na academia", disse o judoca, que é policial militar.
"Faltou trabalhar melhor a parte técnica do judô. E, na realidade, não tenho mais tempo para me dedicar ao emprego, cuidar dos três filhos e ainda realizar os treinamentos técnicos com o empenho que o esporte de alto rendimento exige", disse ele.
"O judô brasileiro se despediu hoje de um grande samurai, de um atleta exemplar, que, durante anos, tive o prazer de chamar de capitão [da equipe]", disse o meio-médio Flávio Canto, ao comentar a decisão de Sabino. (LF)

Texto Anterior: Ishii e Canto mantêm geração de Atenas viva
Próximo Texto: Próximo dos 40, Schumacher descobre diversão em 2 rodas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.