São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Os campeões


Na Superliga masculina, o Florianópolis, ganhador do 1º turno, é forte fisicamente e tem jogadores talentosos

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

O DESAFIO na Superliga masculina desta temporada será bater o Florianópolis, campeão do primeiro turno. Ok, o campeonato está só começando, os outros times ainda vão crescer, mas a equipe é muito forte fisicamente e tem jogadores talentosos.
Tudo indicava que a final do primeiro turno contra o Minas, de André Nascimento, fosse um confronto muito disputado. Ficou longe disso.
Com o passe na mão, Bruno distribuiu bem o jogo, e a vitória veio fácil: 3 a 0. O time foi campeão invicto, com dois sets perdidos em seis jogos.
O Florianópolis tem duas torres no meio da rede: Lucas, 2,09 m, e Éder, 2,05 m. Difícil passar pelo bloqueio deles.
No ataque, jogam em sintonia perfeita com Bruno, um levantador ousado e rápido. São os grandes candidatos da nova geração para uma vaga de central na seleção.
Outro jogador que impressiona pela força é o oposto Théo, 2,01 m. Na final contra o Minas, fez 22 pontos. O saque dele também é poderoso: só contra os mineiros foram cinco pontos diretos. Nos seis jogos disputados até agora, registrou uma média de 16 pontos por partida.
O feminino promete surpresas. No primeiro turno, a maior delas foi a eliminação do Osasco, de Paula Pequeno, Sassá, Thaísa e Carol Albuquerque. O time, com desempenho bem irregular, teve duas derrotas surpreendentes (para Banespa e Pinheiros) e ficou fora da final.
Com o maior rival fora do páreo, o Rio passou fácil pela jovem equipe do Minas na final. Mas o time de Bernardinho tem grandes méritos: perdeu três jogadoras (Sassá, Thaísa e Renatinha), ganhou três novas titulares (Érika, Carol Gattaz e Joycinha) e já está entrosadinho.
O grande destaque é a levantadora Dani Lins, que dá um ritmo bem veloz ao time. A expectativa para o segundo turno é que tanto Osasco como o São Caetano, de Mari, Sheilla e Fofão, acertem seus times.
Vale registrar a façanha do finalista Minas, que tem média de 20 anos e que tem como destaque Ivna, 18, melhor atleta do Sul-Americano juvenil, melhor bloqueio do primeiro turno e segunda maior pontuadora.

PENEIRA
A do São Bernardo, uma das mais tradicionais do vôlei masculino, será nos dias 15 e 16 de dezembro. Mas a partir desta semana já começam as seletivas no interior paulista. No sábado será a vez de São José do Rio Preto. No domingo, Presidente Prudente, no dia 6, Bauru, e no dia 7, Ribeirão Preto.

AS ESTRELAS
Quatro brasileiros que atuam no Italiano defendem amanhã a seleção do resto do mundo no jogo das estrelas, em Monza. O adversário será a seleção da Itália. Os convocados: o levantador Rodriguinho, o central Renato Felizardo e os ponteiros Murilo e João Paulo Bravo.

cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Pela Copa-14: Governo vai reformar estádio
Próximo Texto: José Roberto Torero: E o melhor clube do país de 2008 é...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.