São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Médicos divergem sobre prazo para volta pós-parto

DA REPORTAGEM LOCAL

O retorno de uma atleta a suas atividades após o parto pode ser de até seis semanas. Segundo Ricardo Barini, professor de Obstetrícia na Unicamp, esse é o prazo para o corpo da mulher voltar ao normal.
"É o tempo em que o útero volta ao tamanho original e o coração retorna à atividade normal", explica o médico.
Para outros especialistas, porém, o período pode ser menor. Laércio Ricco, médico do time de Osasco, crê que Paula Pequeno, possa já treinar após semanas. "Mas tudo depende de como será o parto, a gestação e o ritmo dela com o bebê."
César de Oliveira, da seleção feminina de basquete, também diz que a recuperação depende de cada organismo.
O peso acumulado na gestação é outro fator importante. "Se a mãe engorda mais do que 20% de seu peso, pode demorar até seis meses para recuperar a forma", diz Barini.
A atuação na gravidez também é encarada de formas diferentes. Todos fazem apologia do esporte mas, para alguns, o impacto do alto-rendimento pode não ser saudável. Especialistas que trabalham com atletas, porém, dizem que sob supervisão médica, elas podem competir. (ALF E ML)


Texto Anterior: Maternidade: Cegonha liga sinal de alerta em seleções
Próximo Texto: Futebol - Juca Kfouri: Ode a Rogério Ceni
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.