São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

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entrevista

Para executiva do clube, Brasil significa futebol

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil não o único alvo das globalizadas estratégias de marketing do Milan, mas é um dos principais. Quem diz isso é a diretora de marketing do clube, Laura Masi. Em visita ao país para reuniões e conferências, a dirigente italiana concedeu entrevista exclusiva à Folha. Para ela, o mercado nacional é importante para qualquer clube que queira fortalecer sua marca mundialmente. "O Brasil significa futebol", diz Masi.0 (PGA)

 

FOLHA - Por que o Milan escolheu o Brasil para desenvolver seu projeto de marketing?
LAURA MASI
- Porque Brasil significa futebol. O Brasil é futebol. Quando se fala de futebol brasileiro, fala-se de excelência. E a internacionalização é o mais importante plano estratégico que temos, já que sabemos que o Milan é uma marca global.

FOLHA - Qual é a intenção do Milan com relação ao mercado brasileiro?
LAURA MASI
- Nós queremos ser aceitos aqui. Claro, sem tentar substituir qualquer clube local, mas, sim, tentando se firmar como o melhor time europeu [para os brasileiros]. O que o Milan quer é ser o mais amado clube europeu no Brasil.

FOLHA - O nome do Milan foi recentemente envolvido no escândalo do futebol italiano. Como isso afeta a sua área?
LAURA MASI
- Penso que o Milan teve uma participação lateral no chamado "calciocaos". Mas claro que as informações que chegam [aos torcedores] são diferentes e afetam de certa forma.

FOLHA - O mercado brasileiro pode ser uma alternativa para compensar a competitividade da Ásia, onde vários clubes europeus concentram suas ações?
LAURA MASI
- O Brasil é parte do nosso programa, mas não é o todo do programa. Aqui no Brasil há uma unidade com o futebol que não existe em outros países.

FOLHA - No Brasil, a pirataria é um grande problema. Isso não pode frustrar os planos do Milan?
LAURA MASI
- Não nos preocupamos com isso, pois temos essa questão na Itália também, onde cerca de 50% das camisas comercializadas do Milan são piratas. E, pelo menos nos próximos dois anos, não visamos maximizar lucros no Brasil. Nossa intenção é fortalecer a nossa marca e conquistar o fã local.


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