São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bronze no judô ouve Beethoven

DA REPORTAGEM LOCAL

Como muitos atletas, o judoca Leandro Guilheiro tem um iPod como companheiro de treinamentos e competições. O judoca, no entanto, surpreende pela escolha musical.
Quando quer relaxar ou ganhar motivação, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim ouve música clássica. A primeira colocada em sua lista é a "Nona Sinfonia", de Beethoven.
"Ela me lembra pódio olímpico. Costumo ouvir quando vou fazer a parte física, depois do treino, na manhã antes de uma competição", conta o judoca.
Quando está desanimado ou sem pique, Guilheiro também busca inspiração em temas musicais de Jogos passados.
Porém, nos momentos que antecedem os combates, o judoca prefere ouvir canções mais agitadas.
"Geralmente são as que estão no meu iPod, como pop, rock. Não tenho nenhuma preferida", diz.
Para Costas Karageorghis, especialista da Universidade de Brunel, na Inglaterra, Guilheiro acerta ao optar pela música clássica. "A "Nona Sinfonia", em particular, é estimulante, um hino à união e à fraternidade, que pode provocar sentimentos de felicidade e confiança."
Segundo ele, a opção é comum entre lutadores.
"Alguns atletas, em particular de artes marciais, precisam relaxar e "se sedar" antes das lutas para evitar que a tensão lhes tire energia. O boxeador Audley Harrison [medalhista olímpico dos pesos-pesados], por exemplo, ouvia música clássica japonesa antes das lutas." (ML)


Texto Anterior: Cuidados: Fones podem desviar atenção
Próximo Texto: Xadrez agoniza em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.