São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

O Super Mundial de Clubes


Coluna de Natal oferece de presente opções mais atraentes de disputas pelo título de melhor do mundo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O MUNDIAL com 32 clubes. A cada quatro anos, como a Copa. No meio do ano e em um país-sede determinado com boa antecedência, como o Mundial de seleções. Times de todos os continentes envolvidos. Vencedores da Copa dos Campeões, da Libertadores, da Copa da Uefa, da Copa Sul-Americana e da Copa dos Campeões de África, Ásia, Concacaf e Oceania dos quatro anos anteriores. Seriam oito europeus, oito sul-americanos, quatro africanos, quatro asiáticos, quatro da Concacaf e dois da Oceania (essa última região pode fazer uma eliminatória entre seus campeões para definir dois representantes). Faltam dois clubes: o campeão mundial vigente e um time do país-sede.
O que fazer se um clube ganhar mais de uma vez o torneio continental nesse período de quatro anos? Um vice (o mais recente) herda uma vaga. O (super) Mundial de Clubes terá o mesmo formato da Copa. E atrairá tanto quanto ela.
Uma outra idéia: uma Supercopa Mundial de Clubes! São 27 os clubes, segundo a Fifa, que podem se orgulhar, até o momento, por ser campeão mundial. Pegando um time de um país-sede, que pode ser o Japão ou os Emirados Árabes, dá 28 clubes, que podem ser divididos em sete grupos com quatro times cada um. Os dois mais bem colocados de cada chave mais os dois melhores terceiros avançam para o mata-mata. Seria uma versão do Mundialito de seleções que ocorreu no Uruguai no início dos anos 80.
Não sei o que você achou das propostas acima, mas foram exemplos de torneios que podem golear o atual Mundial de Clubes em atração. Com mais clubes e países envolvidos e mais disputa técnica, seriam competições mais bacanas, mais badaladas. Porém sou contra essas minhas idéias (?!). Sou a favor do Mundial mais simples possível. A Fifa abriu as portas para todos os campeões continentais. Ok, o Mundial se parece com o velho interclubes, pois o (a) final da história segue o mesmo. Que siga assim. É bacana ter um campeão mundial por ano. O título de melhor do planeta é pesado, tem que ser para poucos mesmo.

MUNDIAL-2008
Rooney só confirmou: foi melhor que Cristiano Ronaldo, o melhor do ano, no segundo semestre.

MUNDIAL-2009
Nos Emirados Árabes, o atual campeão é o Al Shabab. Mas o atual líder da liga é o Al Jazeera. Quem vai representar o país-sede?

BRASILEIRO-2009
Dizem que Bolaños ganha R$ 6 mil por mês. Quanto ganharia Manso? E o bom técnico Edgardo Bauza, que deixou a LDU? Guerrón seria ótima pedida e para o Santos ou para qualquer outro brasileiro... Um 2009 fenomenal para todos!

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Juca Kfouri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.