São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras se fia na marcação e pode dormir líder hoje

Dono da defesa menos vazada do Paulista pega o Mirassol e espera tropeço da Ponte para assumir a ponta do Estadual

Time, que soma sete pontos na competição, já saberá resultado da partida de Campinas no momento em que entrar em campo


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um tropeço da Ponte Preta contra o São Caetano e uma vitória ante o Mirassol. Essa combinação de resultados basta para que o Palmeiras vá dormir hoje líder do Paulista.
O time de Campinas, com nove pontos ganhos em três jogos, recebe a equipe do ABC às 18h10, no Moisés Lucarelli. Ou seja, quando os palmeirenses -que somam sete pontos até aqui- entrarem em campo na Arena Barueri, às 20h30, já saberão se terão ou não condições de chegar ao topo.
Para atingir seu objetivo, a equipe de Vanderlei Luxemburgo tem na marcação um de seus pilares. Com só um gol sofrido, a defesa palmeirense é a melhor do torneio, empatada com as de Portuguesa e Marília.
Segundo o Datafolha, o time é também o terceiro do Estadual que mais rouba bolas do adversário -média de 135 por jogo, contando desarmes completos, incompletos e bolas rifadas de graça pelo rival. O Santos lidera a lista, com 140.
Por outro lado, o ataque ainda não engrenou totalmente. O Palmeiras finaliza 11,7 vezes por jogo. É apenas o 15º nesse fundamento. O Noroeste, time que mais chuta no campeonato, o faz 17,3 vezes por partida.
Para o treinador palmeirense, os números não ganham partidas. Mas o auxiliam na hora de corrigir os erros.
"Isso [números] não serve como referência para ganhar campeonato. Serve para melhorar o treino, abastecer a equipe com trabalho para o treinamento. Mas não ganha jogo", afirmou Luxemburgo.
O técnico destacou também que o bom desempenho de seu setor defensivo tem muito a ver com a maneira como ele vem posicionando seus atacantes durante os jogos. Luxemburgo aposta na pressão que o trio formado por Alex Mineiro, Luiz Henrique e William exerce sobre o oponente para não sobrecarregar demais seu sistema defensivo.
"Joguei a maior parte do tempo com três atacantes e não levei gols. Não fica mais vulnerável. O importante é priorizar a marcação no geral, não só com zagueiros e volantes."
O melhor cenário possível, além da combinação de hoje nos placares, será se o São Paulo, também com sete pontos, não vencer o Corinthians, amanhã à tarde, no Morumbi.
"O objetivo, desde a chegada do Luxemburgo, é ficar em primeiro lugar. Temos dois jogos em casa e a obrigação de fazer seis pontos", disse o zagueiro Gustavo. O time encara o Ituano na quarta como mandante. Mas, com o Parque Antarctica ainda em reformas, o jogo será disputado em Piracicaba.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Elogio da bunda
Próximo Texto: Luxemburgo descarta ter Maldonado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.