São Paulo, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Astros voltam ao país, mas não à seleção

DA REPORTAGEM LOCAL

Se confirmar seu retorno ao Santos, Robinho repetirá a trajetória de outras estrelas nacionais. Entre os motivos para a volta, está a busca por chance na seleção brasileira. Mas, na maioria dos casos, essa estratégia não tem dado certo.
Até porque o técnico Dunga prioriza jogadores do exterior em suas convocações desde o início de sua passagem na seleção.
A lista dos repatriados inclui Adriano, Vágner Love, ambos no Flamengo, Fred, no Fluminense, e Ronaldo, no Corinthians. A confirmação do retorno de Robinho faria com que todos os atacantes da seleção da Copa de 2006 estivessem atuando no país.
Só que, com exceção de Adriano, os outros que já atuam no Brasil estão longe do time nacional.
Titular com o técnico Dunga durante um tempo, Vágner Love foi esquecido ainda na Rússia. Sua volta ao Palmeiras não mudou o cenário -o time fracassou, e ele não teve mais chance com o treinador.
Fred vivia ostracismo no Lyon. No Fluminense, ficou contundido em boa parte de 2009, mas encerrou o ano em alta ao liderar a arrancada do time para longe da Série B do Brasileiro. Tinha média de mais de um gol por jogo.
E Dunga não deu sinais de que promoverá sua volta. Tem preferido testar atletas que estão na Europa, como Hulk, do Porto.
Maior estrela da década na seleção, Ronaldo já manifestou interesse em ser convocado, principalmente depois do bom primeiro semestre de 2009 pelo Corinthians. Só que há uma resistência dentro da CBF, e Dunga já sinalizou que sua presença na Copa 2010 é improvável.
A exceção é Adriano. O atacante anunciou seu afastamento do futebol em maio de 2009, em momento em que frequentava as listas de Dunga. Ao deixar a Europa, voltou ao Flamengo, onde brilhou.
O técnico da seleção já o convocou, de novo, para defender o time nacional. E ele tem boas chances de disputar vaga na Copa.
Robinho tem maior prestígio com Dunga: é convocado rotineiramente e é um dos líderes da equipe. Assim, é favorito por vaga na Copa.
Mas, na reserva na Europa, declarou que está decidido a voltar ao país também pela seleção, pois quer jogar e treinar forte neste semestre.


Texto Anterior: Robinho chega só para "temporada de verão"
Próximo Texto: Justiça: Emerson entra com ação para cobrar salários do santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.