São Paulo, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians comemora fim de retiro

De Ralf a Ronaldo, atletas reclamaram do período de 20 dias de concentração em Itu, que termina hoje

MARTÍN FERNANDEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Termina hoje o mais longo período de concentração do futebol brasileiro. Desde 5 de janeiro, o Corinthians se trancou num spa em Itu (a 100 quilômetros de São Paulo) e de lá só saiu para jogar. E voltar imediatamente após as partidas.
O período de treinos no interior de São Paulo gerou reclamações até de novatos como o volante Ralf, ex-Barueri, recentemente contratado pelo Corinthians. "É difícil ficar lá. Eu não aguento mais ver a cara do Edno", afirmou o jogador, sobre o companheiro de quarto.
Ontem, o capitão William falou pelo grupo. "São sacrifícios que fazem parte da profissão. Estamos satisfeitos com o resultado [dos treinos], mas doidos para voltar para casa."
Mas ninguém vai ficar mais feliz com o fim do retiro em Itu do que Ronaldo. O atacante dedicou boa parte de sua única entrevista coletiva em 2010 para reclamar da concentração.
"Ano passado eu reclamei um monte de ter que concentrar e agora estamos aqui de novo, 20 dias em Itu", declarou o atacante. "Para vocês verem como eu tenho moral aqui."
Ao responder uma pergunta sobre Vicente del Bosque, seu técnico no Real Madrid e hoje treinador da seleção espanhola, Ronaldo lembrou que com ele "não tinha concentração, quando se jogava em casa".
Ele chiou até das músicas sertanejas que é obrigado a ouvir no quarto, por imposição do parceiro Roberto Carlos.
Quando foi questionado sobre os motivos de trancar o time por um período tão grande, o técnico Mano Menezes respondeu: "Porque era preciso".
O treinador argumentou que só numa concentração desse tipo o time conseguiria se preparar bem para a temporada.
"Todo mundo aqui é grande e sabe que é preciso se alimentar bem, dormir bem, treinar forte", afirmou Mano. "Vamos disputar três campeonatos neste ano, talvez quatro, não apenas a Taça Libertadores."
O Corinthians levou 32 jogadores para Itu, mas só 25 serão inscritos na principal competição de clubes do continente.
O comportamento dos atletas num período longo de treinamento pode influenciar na composição final dessa lista.
Mas não foram só questões disciplinares e de preparação física que levaram o Corinthians para Itu. Mano Menezes usou o período de treinos para implantar esquema tático diferente daquele que triunfou no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil do ano passado.
Nos quatro jogos que fez em 2010 -amistoso contra o Huracán e duelos ante Monte Azul, Bragantino e Oeste pelo estadual-, o time atuou no 4-4-2. Jorge Henrique, que até ano passado jogava como atacante, bem aberto, agora tem a missão de recompor o meio-de-campo. Ele ou quem jogar em seu lugar.
A previsão da comissão técnica é que o time esteja "pronto" tanto na parte física quanto no entrosamento a partir da sexta rodada do Paulista.


Texto Anterior: Bom filho: Oscar se reapresenta ao clube para atender à justiça
Próximo Texto: Rodízio: Titulares retornam ao time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.