São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Derrota já muda a cara do São Paulo

PAULISTA
Após perder da Ponte, Carpegiani altera time contra o Americana e ensaia novo esquema tático


RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

"A nossa vantagem é que já temos um time formado."
"Nosso mérito é ter mantido a base." "Vamos começar a temporada já entrosados."
Bastaram três partidas para as frases repetidas à exaustão durante a pré-temporada do São Paulo deixarem de fazer sentido.
O time do Morumbi terá mudanças para o jogo de hoje, fora, contra o Americana, que venceu os três jogos que fez no Paulista. As alterações envolvem nomes e tática.
A insatisfação com a derrota para a Ponte Preta, no sábado passado, começou a mexer com a escalação. A contratação de Rivaldo, anunciada há quatro dias, deve intensificar o processo nas próximas partidas.
A princípio, o esquema 4-4-2 será mantido, mas passará a ser mais defensivo, com a escalação do zagueiro Xandão, que será improvisado na lateral direita.
Culpa das atuações de Cléber Santana, que tem sido vaiado pela torcida e deve deixar o time, abrindo uma vaga no meio. O espaço será ocupado por Jean, o antigo lateral. "Vou jogar um pouquinho mais à frente. Quem não gosta de atacar? Quanto mais perto do gol, melhor para jogar", declarou Jean.
Mas o desejo de mudança de Carpegiani para esta noite pode ser prejudicado por Alex Silva. O zagueiro perdeu os dois últimos treinos em virtude de uma gripe e de problemas no joelho.
Apesar de a equipe médica são-paulina dizer que o defensor terá condições de entrar em campo, o técnico não confirmou sua escalação. Caso Alex Silva não jogue, Xandão deve atuar na zaga.
Porém a maior alteração do São Paulo em relação ao que era imaginado por Carpegiani na pré-temporada ainda está por acontecer.
A contratação de Rivaldo deve fazer com o que o técnico abandone o meio-campo com quatro atletas em linha.
Há tempos o treinador são-paulino vem dizendo que montou uma formação para suprir a ausência de um camisa 10 e que teria que alterá--la quando tivesse esse tipo de jogador à disposição.
Uma das opções é que ele saque um dos dois atacantes e passe a jogar com três meias ofensivos atrás de um único homem de frente.
"Tenho que conversar com o Rivaldo para saber onde ele rende melhor. O importante para mim é a função que ele vai desempenhar em campo.
Pode ser também um segundo atacante", disse o técnico.
Carpegiani vai promover dois jogadores do time da Copa São Paulo, mas não revelou os nomes. Serão um zagueiro e um atacante.

NA TV
Americana x São Paulo
22h Band




Texto Anterior: Sem Jonas, Grêmio joga no Uruguai
Próximo Texto: Rivaldo ganha liberação e terá festa na sexta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.