São Paulo, quinta-feira, 26 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Números não mentem, só enchem


O Chelsea que Felipão guiou é o mais violento dentre os oito melhores da Europa, e Barça x Bayern é o duelo mais legal

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

É CLARO que vão pintar aqui teses (tem nome mais feio para isso entre os colegas jornalistas) para os duelos das quartas da Copa dos Campeões. Para essas teses não ficarem capengas, vou pegar como muletas as estatísticas da Uefa, que, como bons números que são, não mentem, só enchem a paciência (mais de uns que de outros).
Qual confronto será mais legal? Eu acho que Barça x Bayern. Os números concordam comigo. As duas equipes têm média de três gols por jogo na nobre liga continental. Melhores ataques e times que jogam (tem time que não joga?). O Barcelona é o que mais fica com a bola dentre os oito melhores (62%, em média, por jogo) e é quem menos faz faltas (só 11,5 por partida, em média). O Bayern, quase tão ofensivo quanto o rival, é o time mais caçado da Europa (são 153 faltas sofridas até agora).
Falando em falta, essa é boa (não para o adversário, claro). O Chelsea que Felipão orientou é o mais violento entre os que sobraram. Duas expulsões, recorde de cartões amarelos (19) e ""rei das faltas" (145, no total) -também é o sobrevivente que fica mais impedido (4,25 vezes por jogo). Será que Guus Hiddink já mudou a equipe a ponto de passar pelo Liverpool, um rival poderoso que não teve cartões vermelhos e recebeu só 14 amarelos? Esse duelo é o da eficiência, pois o time vermelho é o que menos finaliza dentre os oito, mas é certeiro: chuta cerca de dez vezes a gol por jogo, mas só não balançou a rede mais vezes na Champions que Barça e Bayern (dos 8).
O Liverpool é matreiro, fica menos com a bola que o adversário na nobre liga (49%). Dos melhores do continente, só o Porto ""assiste" mais ao adversário jogar (fica com a bola 48% do tempo). O time português enfrentará o favorito à final Manchester United, que fica com a bola 55% do tempo de jogo e que lidera em finalizações a gol (15,4 por partida). O problema dos Diabos Vermelhos é que a pontaria não está legal. O time fez só 11 gols na liga, a mesma quantidade que o rival Porto (1,38 gol por partida é bem pouco para um time que utiliza Cristiano Ronaldo, Rooney, Berbatov, Tevez...). E tem mais: o invicto Manchester é o rei da disciplina na Europa (só oito cartões amarelos), mas, em meio às últimas pancadas no Inglês, viu Vidic, Scholes e Rooney perderem a cabeça.
O jogo mais fraco do mata-mata é Villarreal x Arsenal, único sem campeões do torneio. O time espanhol quase alcança o Chelsea em indisciplina (os números o destacam basicamente nisso, pois teve dois expulsos). O Arsenal não joga mais aquela bola toda, mas, com Fàbregas (voltando), Van Persie (firulando) e Adebayor (fazendo a parede com técnica), pode brilhar mais nas estatísticas: até agora só conseguiu vários escanteios (sete em média por jogo). Arshavin, como eu, só assistirá se as teses e os números vingarão.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Aviso: Kaká diz que só joga sem nenhuma dor
Próximo Texto: Juca Kfouri: Orlando Lero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.