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FIA usa "olho
no céu" para
vigiar carros
DA ENVIADA A MELBOURNE
A partir da meia-noite,
quando começar o treino
de classificação para o GP
da Austrália, todos os movimentos nos boxes das
equipes da F-1 serão monitorados por câmeras de
vigilância. Do outro lado
da tela estará o delegado
técnico da FIA, Jo Bauer.
A cena, que pode parecer curiosa, será rotina na
categoria. O novo sistema,
testado no Bahrein e chamado de "olho no céu",
passará a ser usado já neste final de semana.
Com o aumento de times no grid neste ano, a
entidade que dirige o esporte inovou na maneira
de vigiar seu "parc fermé",
local em que os carros permanecem para não sofrerem modificações antes de
partirem para as corridas.
Até 2009, assim que
saíam da classificação, os
carros eram levados a uma
garagem da FIA, onde permaneciam, juntos, até cinco horas antes do início da
prova. Agora, com 24 carros, ficou inviável deixar
todos no mesmo local.
O funcionamento do sistema é bastante simples.
Uma câmera instalada acima de cada um dos carros
ficará gravando imagens
das 12 garagens em modo
"normal" durante a sessão
de classificação. Ao fim do
treino, os equipamentos
passarão para o modo
"noite", que pode detectar
qualquer movimento ao
redor dos modelos.
As imagens são armazenadas digitalmente em
baixa resolução, mas automaticamente mudam para
alta resolução caso o sensor de movimento detecte
qualquer coisa perto dos
carros -até uma brisa na
capa que os cobre pode
acionar o sistema.
As imagens gravadas podem ser vistas ao vivo ou
em replay por membros
designados pela FIA, caso
isso seja necessário.
"A reação inicial ao sistema foi bastante positiva
e ajuda a resolver um problema técnico e logístico
difícil tanto para os times
quanto para a entidade",
informou a FIA.0
(TC)
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