São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota encerra jejum e faz pole

Temporada de surpresas vê time japonês alinhar seus dois pilotos na 1ª fila do GP do Bahrein de F-1

Após registrar vantagem maior do que a esperada no treino, Trulli tenta manter o histórico deste ano, no qual quem saiu na frente venceu


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SAKHIR

A temporada das surpresas promoveu mais uma. Depois de Brawn GP e Red Bull ocuparem os primeiros lugares no grid nas primeiras etapas do Mundial de F-1, ontem, em Sakhir, foi a vez da Toyota.
Ao cravar 1min33s431, o italiano Jarno Trulli assegurou a pole position para o GP do Bahrein, hoje, às 9h (de Brasília), e acabou com um jejum que já durava quatro anos tanto para ele quanto para sua equipe.
Ao seu lado, no grid, o piloto terá seu escudeiro, Timo Glock -é a primeira dobradinha na largada da Toyota desde sua estreia na categoria, em 3 de março de 2002, no GP da Austrália.
Além de uma surpresa para a categoria, o resultado da classificação de ontem, realizada sob calor de 38C, foi inesperado também para o próprio piloto.
"Eu, sinceramente, não estava muito confiante para o treino porque meu carro estava mostrando melhor desempenho nas simulações de corrida", comentou Trulli, que pela quarta vez em sua carreira conquista o primeiro posto do grid.
"Estou feliz, mas um pouco preocupado, já que tive alguns problemas com o freio do carro", completou o italiano, que cravou a pole pela última vez no GP dos EUA de 2005, mas acabou não largando porque alguns times boicotaram a prova.
A Toyota, ao lado de Brawn GP e Williams, começou a temporada com os polêmicos difusores duplos, que dão mais pressão aerodinâmica e estabilidade aos carros, e ainda não tinha conseguido colocar seus dois pilotos entre os três primeiros lugares neste ano.
"Fomos competitivos durante todo o final de semana, por isso estávamos sonhando mesmo com pole", argumentou Pascal Vasselon, gerente de chassis da Toyota. "Mas, no fim, a diferença para as outras equipes foi maior do que imaginávamos", comemorou ele.
Se depender do retrospecto da temporada, Trulli pode se tornar o terceiro vencedor diferente deste ano. Até agora, quem largou na pole ganhou: Jenson Button, na Austrália e na Malásia, e Sebastian Vettel, na China, no último domingo.
O alemão da Red Bull, que ganhou status de candidato ao título após o triunfo em Xangai, larga hoje na terceira posição.
"Ficamos surpresos com a vantagem do Jarno, mas fizemos o melhor que dava", disse Vettel. "O mais importante é que terminamos à frente do Button, que lidera o Mundial."


NA TV - GP do Bahrein
Globo, ao vivo, às 9h



Texto Anterior: Santistas têm mais troféus em estaduais
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.