São Paulo, domingo, 26 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Del Piero e Ronaldinho, principais estrelas do Campeonato Italiano, duelam na final antecipada do Italiano
Fenômenos de Juve e Inter param Itália
France Presse
O atacande Ronaldinho participa de treino da Inter


RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

Pode-se falar em final em um campeonato de pontos corridos? Se tomarmos como exemplo a partida entre Juventus e Internazionale, hoje, pelo Campeonato Italiano, a resposta é sim.
Restam apenas quatro rodadas para o término do torneio, e a diferença entre os times, que se revezaram nos dois primeiros postos da tabela durante toda a temporada, é de apenas um ponto -a Juventus tem 66; a Inter, 65.
O vencedor da partida não conquistará matematicamente o título, mas já será campeão moral, pois ficará com o caminho livre para ganhar o campeonato nacional mais competitivo da Europa.
A Juventus tem duas grandes armas: joga em Turim e conta com Del Piero. A Inter também tem dois trunfos: está em franca ascensão e conta com Ronaldinho.
O duelo entre as maiores revelações dos últimos anos no futebol de Itália e Brasil é uma atração à parte dentro da decisão.
O centroavante brasileiro é o artilheiro do campeonato, com 22 gols. Marcou cinco vezes nos últimos três jogos da Inter. O meia-atacante italiano fez 20 gols e também está na briga pela artilharia.
Jornalistas italianos apelidaram Ronaldinho de "fenômeno" logo nas primeiras rodadas do campeonato. Com o decorrer do torneio, vendo-se obrigados a reconhecer o talento de Del Piero, também atribuíram ao craque da Juventus o adjetivo fenomenal.
Para a partida de hoje, os dois técnicos têm problemas.
Na Juventus, Marcelo Lippi não poderá contar com o zagueiro Tacchinardi, suspenso. Pelo mesmo motivo, Luigi Simoni não poderá escalar na Internazionale o experiente zagueiro Bergomi.
O defensor uruguaio Montero estará de volta ao time de Turim. Já a equipe de Milão deverá aproveitar Fresi no lugar de Bergomi.
A Juventus possui o melhor ataque da competição, com 62 gols. A Inter foi o segundo time que mais marcou, 57 vezes. Na defesa, a equipe de Milão foi melhor: sofreu 23 gols. A Juve foi vazada 25 vezes.
História
Juventus e Inter de Milão são as únicas equipes que jamais foram rebaixadas para a segunda divisão na Itália. Além dessa primazia, os clubes estão entre os maiores vencedores do país -a Juventus tem 24 títulos do Italiano, contra 15 do Milan e 13 da Inter.
No atual ranking europeu de clubes, feito com base nos resultados em campeonatos nacionais, as equipes ocupam as duas primeiras posições. A Juventus tem 107,68 pontos; a Inter soma 98,44.
Internacionalmente, os dois times que duelarão hoje também apresentam respeitável currículo. Bicampeões mundiais, venceram juntos dez interclubes europeus.
E a tradição das equipes na Europa segue nesta temporada.
A Juventus faz a final da Copa dos Campeões com o Real Madrid. Já a Internazionale decide a Copa da Uefa com a Lazio.
Outros jogos
Outra grande partida que será disputada hoje na Itália opõe Lazio e Parma, respectivamente terceiro e quinto colocados na tabela.
A partida acontece em Parma e será especialmente importante para o time da casa, que, com uma vitória, pode garantir lugar na Copa da Uefa na próxima temporada.
A Lazio se prepara para decidir dois outros torneios nos próximos dez dias -faz a final da Copa da Itália, contra o Milan, e a final da Copa da Uefa, contra a Inter.
Em Gênova, a Sampdoria vai receber a Fiorentina, de Batistuta. A Udinese hospeda a Roma. O Bologna, de Roberto Baggio, pega o Brescia fora de casa. Já o Bari vai medir forças com o Vicenza.
Outros jogos, como Empoli x Lecce e Piacenza x Atalanta, são fundamentais para a definição dos clubes que serão rebaixados.


Com agências internacionais NA TV - Juventus x Internazionale, ao vivo, às 10h30, na ESPN


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.